Por Ricardo Antunes — As mais recentes declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está fazendo setores mais pragmáticos do PT “arrancarem os cabelos”. Entre as falas de Lula, estão a defesa do aborto, a crítica à “ostentação” da classe média brasileira; e a ameaça de tirar do governo 8.000 militares que estão hoje em cargos de confiança no Governo Federal.
O medo tem justificativa. Embora ainda lidera a corrida presidencial, o ex-presidente viu sua diferença em relação a Jair Bolsonaro, o segundo colocado, diminuir nas últimas pesquisas. “De forma reservada, aliados avaliam que as declarações foram frutos de uma mistura de excesso de confiança e de deslizes provocados pelo cansaço em virtude da rotina intensa da viagem na semana passada ao Rio e à Bahia”, escreve O Globo.
A defesa do aborto, deve pegar muito mal entre eleitores evangélicos, público que o PT vem tentando reestabelecer pontes, e que em 2018 votou de forma maciça em Bolsonaro. O uso de um relógio de luxo, da marca suíça Piaget, na festa de aniversário de cem anos do PCdoB, em Niterói, no dia 26, também foi alvo de críticas de bolsonaristas e do ex-juiz Sergio Moro. O modelo novo da marca custaria até R$ 80 mil.
Por fim, aliados avaliam que a retirada de representantes das Forças Armadas do governo não precisava ser tratada de forma direita neste momento. Agora, coordenadores de campanha vão ter que correr atrás do prejuízo e tentar evitar novas derrapadas do líder petista.
ESTRATÉGIA
Encontro entre Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), hoje, na casa de Cristiano Zanin, teve como um dos assuntos as estratégias jurídicas da campanha. O advogado, atuará na coordenação jurídica da campanha juntamente com Valeska Martins e Eugenio Aragão.

DINNER
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, vai participar de um jantar com clientes da corretora Terra Investimentos no próximo dia 18, no restaurante Fasano, em São Paulo.
MOTIVO
Há algumas semanas o PT vem intensificando seus contatos com empresários e com integrantes do mercado financeiro, para aparar arestas com o setor, hoje refratário ao partido.
FATURA
Dirigentes do Podemos pretendem cobrar o União Brasil por gastos com Sergio Moro. Cálculos atualizados do partido apontam gastos de R$ 4,9 milhões com o ex-juiz da Lava Jato enquanto ele esteve filiado ao partido.
LISTA
Lideranças ressaltam que Moro tinha a disposição uma equipe com 10 seguranças que se revezavam e três carros, sendo um deles blindado. Além de contratação de pesquisas e auditoria, salário, viagens.

HACKERS
A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) sofreu uma investida hacker. Segundo a instituição, devido ao “ataque cibernético”, o site e praticamente todos os sistemas da seção judiciária ficaram fora do ar.
TRANSTORNO
O único sistema funcionando, informou em nota, é o Processo Judicial Eletrônico (PJe) 2.X. Com exceção desses processos, todos os outros prazos processuais, assim como os atendimentos virtuais e presenciais, ficam suspensos por tempo indeterminado.
CRISE
No seminário “Evolução Política do Brasil”, realizado nesta 4ª feira pela CNI, o cientista político José Álvaro Moisés afirmou que o sistema político do Brasil está em crise, porque os cidadãos não se sentem representados: “desconfiam dos políticos, de instituições como o Parlamento e dos partidos.
TRAUMAS
O analista citou os 2 processos de impeachment nas últimas décadas, de Fernando Collor e Dilma Rousseff como exemplos. Segundo Moisés, os fatos traumatizam a sociedade, dividem os partidos e fragilizam a legitimidade do regime democrático.
CONVERSA
O novo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebe jornalistas e blogueiros para uma coletiva, amanhã às 09hs, na sede da prefeitura, comandada por Raquel Lyra que saiu para disputar o Governo do Estado.
FAKE
A Fifa confirmou, nesta quarta-feira (06), que os jogos da Copa do Mundo do Catar terão a duração de 90 minutos, além dos acréscimos necessários pelo tempo paralisado durante a partida. Em nota publicada, a entidade desmentiu rumores de que as partidas durariam 100 minutos.
FOTO DO DIA:








