Por Ricardo Antunes – A governadora Raquel Lyra conseguiu as vitórias que aguardava na Assembleia Legislativa. Os projetos encaminhados pelo Executivo foram aprovados nos últimos dois dias. Após a reforma administrativa e a aprovação da nova administradora de Fernando de Noronha, a tucana comemorou nesta quarta a prorrogação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), por dois anos, como era seu desejo inicial. A vitória coroa a semana para o governo, que agora pode se voltar a outros desafios, e um volta a envolver o Legislativo.
O PSDB oficializou nesta mesma quarta-feira a candidatura de Álvaro Porto para presidente da Alepe. O gesto, embora tenha sido da bancada tucana, reflui para o governo, afinal Raquel é a presidente estadual do partido. Portanto, é impossível a candidatura não ter passado e sido aprovado pela governadora. Que por mais que diga que respeita a divisão entre os poderes, sabe a importância de ter um aliado no comando e por isso jogou as cartas na mesa.
Após uma primeira semana turbulenta com a exoneração de secretários, o governo de Raquel Lyra entrou nos trilhos e deverá engrenar no primeiro mês. O receio quando à uma derrota na Alepe foi substituído pelo alívio e certa euforia. Até porque o governo conseguiu derrubar um substitutivo que reduzia o prazo do FEEF para dois anos, elaborado pelo deputado Antonio Coelho, irmão do ex-candidato a governador Miguel Coelho, que sonhava em integrar o secretariado estadual, foi excluído e ficou de birra.
A vitória, portanto, ganhou peso dobrado e cacifa a liderança da tucana a novos passos. Mas, como se diz, canja de galinha e cautela não fazem mal a ninguém. Precisa ser gradual, para não acordar birrentos adormecidos, que seguem na espreita por atacar.
ADIOU
Com o cerco jurídico em torno cada vez mais apertado, assessores temem que o ex-presidente Bolsonaro seja alvo de medidas expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Por isso, já se cogita que ele vai prolongar suas “férias”, em Orlando (EUA). Faz sentido.

NINGUÉM AVISOU
Em entrevista a Natuza Nery, da GloboNews, o petista afirmou que a inteligência do governo nas vésperas do ataque “não existiu” e que Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Forças Armadas não serviram para alertá-lo sobre o que poderia ocorrer na capital federal.
ENGANADO
O presidente contou que na sexta-feira, 6 de janeiro, viajou para São Paulo e que àquela altura tinha a informação de que estava “tudo tranquilo” em Brasília, que havia somente 150 pessoas no acampamento golpista montado em frente ao Quartel-General do Exército.
SÓ “LOVE”
Quem presenciou o encontro entre o governador Tarcísio de Freitas e o ex-presidente Lula, na semana passada, seria incapaz de dizer que o petista estava frente a frente com o principal pupilo de Jair Bolsonaro na eleição de 2022. Em clima amistoso, com direito a abraço e aperto de mão, ambos trocaram afagos e lembraram histórias que os conectaram no passado. O ex-ministro de Bolsonaro chegou a dizer que Lula exerce de fato uma postura “carismática“ e “sedutora” com os quais se relaciona.
OPEN HOUSE
Arthur Lira vai fazer um “open house” permanente com parlamentares, durante sua campanha à presidência da Câmara. Deputados serão recebidos em cafés da manhã, almoços e jantares em sua casa durante todos os dias até 1º de fevereiro. Nesta data, haverá a eleição em que o deputado do PP de Alagoas é, na prática, candidato único.

ANISTIA
Pernambuco irá compor a Comissão de Anistia do governo Lula. O advogado, cientista político e coordenador da Cátedra UNESCO/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, Manoel Moraes, irá compor o grupo chefiado pelo ministro Silvio Almeida.
PAPEL
A Comissão de Anistia foi criada em 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o objetivo de oferecer reparação a vítimas ou familiares de vítimas de perseguição durante a ditadura militar. No entanto, teve seus trabalhos paralisados na gestão de Jair Bolsonaro.
ANO NOVO
Para festejar o Ano Novo Chinês, o Consulado-Geral da China no Recife realiza festa cultural no Marco Zero, amanhã, a partir de 17h30, com um grande espetáculo de Dança de Leão, Dança do Recife e oficinas de montagem de lanternas chinesas. Participarão do evento a cônsul Yan Turing e o prefeito João Campos.

CARNAVAL
Após dois anos de pandemia, o Baile Municipal do Recife volta com shows de Daniela Mercury, Marina Sena, Geraldo Azevedo e Claudionor Germano, além de outras 13 atrações. A prévia será no sábado 11 de fevereiro, no Classic Hall.
FOTO DO DIA
