Por Luiz Roberto Marinho – O acidente com quadriciclo no sábado que matou o estudante de 17 anos Rafael Monteiro na praia de Carneiros, no Litoral Sul, é resultado de prática totalmente ilegal, disseminada nas praias de Pernambuco sem qualquer impedimento, esclarecem ao Blog especialistas em trânsito.
Informam eles que o uso do quadriciclo é regulamentado pela Resolução 573/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que obriga o condutor a possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação), determina o uso de capacetes, como nas motocicletas, e proíbe levar crianças abaixo dos sete anos. A proliferação deste tipo de veículo nas praias conduzido por adolescentes e sem capacete, desrespeita, portanto, flagrantemente, a legislação do trânsito, assinalam.
Uma veranista relatou ao Blog que na semana passada o grupo de quatro adultos e seis crianças no qual estava quase foi atropelado por um deles na praia de Tamandaré, vizinha a de Carneiros, pilotado por um adolescente que conduzia quatro amigos. Assustada e indignada, ela protestou e ouviu um sonoro desaforo do piloto, que não tinha mais do que 15 anos.
Há uma semana o Blog divulgou vídeo mostrando um quadriciclo conduzido irresponsavelmente por uma senhora, com quatro crianças literalmente dependuradas, transitando pela praia de Itamaracá e ameaçando não só a segurança das próprias crianças, como os banhistas, acostumados com o local sem incidentes.