Do Blog do Juca Kfouri- Neste dia 5 de julho, às 18h30, no Museu do Futebol, no Pacaembu, Celso Unzelte e Gustavo Longhi de Carvalho autografarão o belo livro que escreveram sobre a Copa do Mundo de 1982 pela editora petras do Brasil. São 375 páginas recheadas de informações e pesquisa apurada sobre um ano que começou com a trágica morte de Elis Regina, seguiu com a inesperada derrota brasileira e terminou com as eleições para governadores que não aconteciam desde 1965, vencidas, nos principais estados do país, pela oposição à ditadura que estrebuchava.
A data escolhida para o lançamento não é aleatória: faz 40 anos que aconteceu a chamada “Tragédia do Sarriá’, quando a Itália eliminou o Brasil de Falcão, Cerezo, Zico e Sócrates na cidade de Barcelona. Se você não viveu aquela Copa, saiba que a viverá plenamente na leitura deste livro que conta do primeiro ao 52° jogo até a vitória final dos italianos, então tricampeões mundiais. Se você a viveu poderá recordá-la tim-tim por tim-tim, nos mínimos e exatos detalhes, marca registrada de Unzelte.
Quem esteve lá, como este repórter, revive a beleza e a amargura de uma Seleção Brasileira inesquecível em tempos de redemocratização do pais. Afinal, é isso mesmo: ganhar ou perder, mas sempre com democracia. Até o presidente da CBF, então, o empresário Giulite Coutinho, era homem de bem, o que nunca mais se repetiu.