Do UOL – A passagem de um meteoro em plena luz do dia assustou moradores do interior da Bahia no sábado (2). Houve relatos nas redes sociais de cidades da região Centro-Sul baiana, como Brumado, Cristalândia, Dom Basílio, Carinhanha, Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.
“Tivemos muitos relatos de barulhos de explosão vindos daquela região. Então procuramos nas imagens de satélite e nas câmeras do Clima ao Vivo”, conta Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network ou Rede Brasileira de Observação de Meteoros).
Por acontecer durante o dia, o brilho do meteoro foi ofuscado pela luminosidade do céu. Até o momento, foi encontrado um único vídeo que captou o exato instante da queda, às 15h59, em uma câmera na cidade de Nova Redenção, a cerca de 150 km do local da entrada na atmosfera.
Como na região onde o flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que ele foi gerado pela passagem do meteoro, que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”, diz Zurita.
Bramon acredita ser um pedaço de rocha espacial relativamente grande, que explodiu ao atingir as camadas mais baixas e densas da atmosfera. Esse tipo de meteoro recebe o nome de bólido.
O evento libera uma energia tão intensa, deslocando o ar tão rapidamente, que produz um barulho alto, chamado estampido sônico.