Da Redação do Blog – A construção de 50 casas dentro do programa Minha Casa Minha Vida, executado em Pernambuco pelo programa Morar Bem, a reforma do cemitério e a inauguração do Centro de Atendimento à Mulher são outras iniciativas a serem anunciadas pela governadora Raquel Lyra (PSD), em sua primeira viagem a Fernando de Noronha, para onde já embarcou.
No primeiro dia da agenda, Raquel visita agora à tarde a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago de Fernando de Noronha e os Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró. À noite, inaugura o Centro de Acolhimento à Mulher, assina ordem de serviço para reestruturação do cemitério e autoriza licitação para construção das 50 casas populares na ilha.
A programação do sábado (8) começa com visita ao Hospital São Lucas e ao meio-dia, junto com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, continua com o lançamento, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, do projeto Noronha Verde.
Orçado em R$ 350 milhões a serem investidos pela Neoenergia, o projeto vai abastecer com energia solar de painéis e baterias 95% do consumo da ilha, reduzindo em até 85% as emissões locais de CO2. Atualmente, 90% do consumo de energia em Noronha é fornecido por termoelétrica a óleo diesel, que queima anualmente 9,2 milhões de litros.
No domingo (9), Raquel inaugura a reforma das duas pistas de taxiamento do aeroporto da ilha, parte de um investimento total de R$ 60 milhões. A restauração das pistas de taxiamento Alpha e Bravo permitirá a operação simultânea de voos, suspensa com o afundamento delas, num intervalo de uma semana, em junho, por jatos da Azul e da Gol em manobras para decolagem.
A governadora visita pela primeira vez um reduto eleitoral no qual obteve 76,03% dos votos, em segundo turno, nas eleições de 2022, com 1.395 votos, contra 23,97% da adversária Marília Arraes (Solidariedade), que teve 440 votos. Houve 186 votos nulos (8,90%) e 67 votos em branco (1,96%) em Fernando de Noronha.









