Com informações da Assessoria — A governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta sexta-feira (20), a abertura oficial do São João de Surubim, no Agreste do Estado. A festa aconteceu no Parque de Vaquejadas Jota Galdino, reunindo uma multidão de forrozeiros para celebrar o início da festa popular do município. Neste ano, o evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, incluindo a estrutura de segurança pública. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cleber Chaparral, a gestora acompanhou a operação policial no posto de comando, reafirmando o compromisso da gestão com o reforço da segurança. Durante a noite, os gestores também cumprimentaram o público presente.
“Estou muito feliz por reencontrar o povo desta região, participando de perto deste grande São João. O Governo de Pernambuco está garantindo a festa junina mais segura da nossa história e apoia a realização deste festejo tradicional pela importância que tem na cultura popular, na geração de emprego e renda, e também por levar alegria à nossa gente. Estamos garantindo o trabalho das nossas forças de segurança, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para fazer uma festa segura e tranquila”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas estejam presentes em cada noite. A programação segue até o dia 28 de junho com shows distribuídos entre o Parque de Vaquejadas e o Polo Centro. “Estamos realizando um grande São João, à altura do que o povo de Surubim merece. Surubim é uma cidade grande, com gente trabalhadora e cheia de potencial. É por isso que seguimos pensando e agindo em grande escala, com projetos que valorizam a nossa cultura, movimentam a economia e levam dignidade a cada canto da nossa cidade”, comemorou o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral.
Segundo a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, o apoio do Estado ao ciclo junino garante protagonismo aos fazedores de cultura locais. “Mais de 95% dos artistas contratados para o São João foram selecionados por meio de um edital público e democrático promovido pelo Governo de Pernambuco”, destacou. Para o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, outra marca da atuação estadual no evento é o fortalecimento da economia local por meio do turismo. “Isso faz com que a economia cresça onde a festa acontece e também nas cidades circunvizinhas”, frisou.








