Da Redação do Blog — Pernambuco marcou presença na COP30, em Belém do Pará, com uma agenda voltada à transição energética e ao combate às mudanças climáticas. A governadora Raquel Lyra (PSD) abriu a participação do Estado nesta terça-feira (11), destacando mais de 90 iniciativas que fazem parte da estratégia pernambucana para uma economia verde e inclusiva.
“A COP30 nos dá a oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo as soluções que Pernambuco tem desenvolvido. Mas é essencial que a transição energética gere oportunidades e desenvolvimento para o nosso povo”, afirmou Raquel.
Durante o evento, a gestora participou do painel “Oportunidades de Powershoring no Nordeste brasileiro”, onde apresentou o Porto de Suape como hub de combustíveis sustentáveis e destacou ações como a distribuição de gás natural no polo gesseiro do Araripe, reduzindo o uso de lenha da Caatinga.
À tarde, Raquel dividiu o palco com a rainha da Dinamarca, Maria Donaldson, em um debate sobre soluções verdes no transporte marítimo internacional, reafirmando o compromisso de Pernambuco com portos sustentáveis.
A governadora também assinou um acordo com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) para desenvolver ações em sustentabilidade, transição energética e atração de investimentos.









