Por Ricardo Antunes – Além da reforma do seu secretariado, a governadora Raquel Lyra inicia 2025 com um abacaxi para descascar: a licitação de publicidade do governo está sob suspeita de direcionamento.
Lançada no ano passado, a licitação resultou na vitória de quatro agências:
- NOVA, de São Paulo;
- BTS, de Salvador;
- E3, de Campinas (SP);
- Agência Um, de Recife.
A única agência pernambucana entre as vencedoras foi a Agência Um, ligada ao empresário Janguiê Diniz e ao seu suposto “laranja”, Luiz Augusto, conhecido como “Luizinho”. Este último é um famoso “operador” no ramo publicitário em Pernambuco e presta serviços há mais de 15 anos para o PSB, incluindo uma conta da Prefeitura do Recife sob a gestão de João Campos (PSB), adversário político da governadora. As outras três agências vencedoras são de fora de Pernambuco.

Após a divulgação do resultado, a agência ÁGIL, sediada em Fortaleza, entrou com um recurso administrativo pedindo o cancelamento do processo licitatório. A empresa argumenta que a licitação não cumpriu regras básicas da Lei de Publicidade e chegou a classificar o processo como fraudulento.
A decisão agora está nas mãos da comissão de licitação, que pode optar por rejeitar a denúncia e dar continuidade ao processo, ou admitir os erros e cancelar a licitação.
No recurso, a ÁGIL também ameaça recorrer à Justiça comum caso suas denúncias não sejam acatadas. A governadora Raquel Lyra foi alertada sobre a situação, mas, até o momento, insiste que o processo siga conforme o planejado.
Esse episódio pode abrir brecha para o que seria o primeiro escândalo de corrupção na gestão de Raquel Lyra.

O OUTRO LADO
Nos procuramos a assessoria de imprensa do Governo de Pernambuco comandada por Dani Brito e Aurélio Camilo. É uma das piores do Brasil, pois não respondem nada nem tem a menor atenção para com os “coleguinhas”. Na época da campanha eleitoral a dupla ligava todo santo dia para pedir a publicação de relesses, etc.
A Governadora não deve saber disso ou então também sabe e nada faz. A reclamação é unânime. Segue o jogo.