Por Rodrigo Fernandes, do JC — Raquel Lyra (PSDB) participou do seu primeiro desfile cívico-militar de 7 de setembro como governadora da Pernambuco, nesta quinta-feira. A parada aconteceu na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, no Recife.
Como manda o costume, a governadora desfilou em carro aberto e cumprimentou a população presente. O momento aconteceu antes do início do desfile, e faz parte do rito tradicional das comemorações da data.
Assim que desembarcou, a governadora conversou com a imprensa antes de subir para a tribuna de honra, que ficou localizada na altura da faculdade Universo.

“Com muita alegria hoje podemos celebrar junto com as forças armadas, forças operacionais de polícia, escolas do nosso estado e dos nossos municípios. Tenho a honra de ser a primeira mulher governadora de Pernambuco”.
Em seguida, Raquel também afirmou que, apesar de ser um dia de alegria e celebração, a data também é para reflexão.
“Fazendo uma reflexão aqui. A independência nossa ainda está pela metade. Enquanto a gente tiver pessoas passando fome, sem acesso a água, mulheres que não tenham como deixar seus filhos na escola, a gente ainda tem um trabalho imenso pela frente para garantir a verdadeira democracia, a verdadeira independência do nosso país”, finalizou Raquel.
Na tribuna de honra, Raquel Lyra assistiu ao desfile cívico-militar ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

Desfile 7 de setembro Recife
De acordo com o Comando Militar do Nordeste, 3.368 militares foram empregados no desfile, sendo 276 militares da Marinha do Brasil, 1.840 do Exército Brasileiro, 312 da Aeronáutica, além de 769 da Polícia Militar de Pernambuco e 171 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
A abertura ficou por conta do Destacamento das Escolas, que esse ano reuniu 1.300 estudantes da rede pública de ensino da Prefeitura do Recife e do Estado, centros técnicos e organizações civis.