EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes – Por determinação da governadora Raquel Lyra, o Detran voltou atrás e após denúncia do blog sobre a ilegalidade e a imoralidade do seu acordo com a Anoreg-PE (Associação de Notários e Registradores) suspendeu a medida. O acordo dava à entidade o monopólio do registro de contratos de financiamento de veículos, o que resultaria em ganhos da ordem de R$ 180 milhões para a associação.
A Anoreg-PE é presidida por Alda Lúcia Soares Paes de Souza, tia do diretor-presidente do Detran, Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho. Ela é dona do 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Jaboatão dos Guararapes, cuja prefeitura é dominada pelo clã dos Ferreira, que indicou Carlos Fernando para o comando do Detran.
O Detran publicou hoje no Diário Oficial ato suspendendo o acordo com a Anoreg por determinação da Controladoria Geral do governo estadual. Conforme publicou hoje o blog, a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) havia enviado ofício ao Detran afirmando ser o acordo ilegal e propondo sua revogação.
Diante da denúncia do blog, a Anoreg-PE enviou nota defendendo a ilegalidade, rebatida por nós ponto por ponto.

Tão logo soube da ilegalidade, na última sexta-feira, a governadora Raquel Lyra, que ainda estava descansado no litoral sul, ligou para o secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, solicitando que fizesse relatório sobre mais este imbloglio do Detran para embasar uma decisão.
A demissão de toda diretoria do Detran-PE também foi cogitada, mas o Palácio do Campo das Princesas preferiu não criar atritos com o grupo Ferreira, detentor de votos que podem ser decisivos nas eleições municipais deste ano e considerado, por isso, um aliado importante.
Mais uma vez, o blog cumpre sua missão de informar com imparcialidade e denunciar malfeitos.
Veja o documento: