Da Redação do Blog — Raquel Lyra e Priscila Krause tornaram-se, neste domingo, 1º de janeiro de 2023, as primeiras mulheres a assumir o governo de Pernambuco. Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do estado, as governadoras foram recebidas pelos líderes do governo atual, Isaltino Nascimento (PSB), e da oposição, Antônio Coelho (União Brasil). Também estiveram presentes os ex-governadores Mendonça Filho (União Brasil) e João Lyra Neto (PSDB), pai da governadora Raquel Lyra.
A posse de Raquel Lyra e Priscila Krause marca um momento histórico para Pernambuco, já que é a primeira vez que o estado é governado por duas mulheres. Elas chegam ao cargo com a missão de enfrentar os desafios econômicos e sociais do estado e trabalhar pelo desenvolvimento e bem-estar da população pernambucana.
Como é a posse de uma Governadora
No início da solenidade, ao chegar ao Plenário da Alepe, a governadora será conduzida à mesa dos trabalhos pelos líderes do Governo e da Oposição na Alepe, deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Antonio Coelho (União), respectivamente.
Logo em seguida, após a execução do Hino Nacional, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PSB), receberá as declarações públicas de bens das empossadas e proferirá discurso.
Na sequência, a governadora e a vice irão prestar o termo do compromisso constitucional de posse perante a Mesa Diretora da Alepe, conforme determina a Carta Magna de Pernambuco.
Por fim, Raquel Lyra faz seu primeiro discurso como governadora do Estado e, após a execução do Hino de Pernambuco, segue para a cerimônia de transmissão do cargo no Palácio do Campo das Princesas.
Após esse momento, a governadora recém empossada falará para a população. Por fim, estão programados a realização de shows em palco montado na Praça da República.
Veja também