Por André Beltrão – A governadora Raquel Lyra (PSD) “tirou” mais um ex-aliado do prefeito João Campos. Trata-se do prefeito de Jucati, Clelson Peixoto (Republicanos), que anunciou apoio à reeleição da pessedista. Além disso, o ex-prefeito Ednaldo Peixoto se filiou ao PSD.
Na prática, Raquel já tirou sete prefeitos das hostes socialistas, enfraquecendo supostamente o palanque do prefeito do Recife, seu virtual adversário nas eleições do próximo ano. Ou seja, a governadora vem seguindo à risca os manuais políticos, que sugerem enfraquecer o palanque adversário.

Todavia, na prática, todos sabem que prefeitos olham para a biruta. E as pesquisas de intenções de voto beneficiam João Campos, que apresenta percentuais superiores à faixa de 50%. Se esse cenário se mantiver, pouco importará a filiação dos prefeitos, que podem mudar de partido a qualquer momento.
Mais que isso, podem mudar de posição, pois o que vale em política nem é o poder em si, mas a perspectiva desse poder. E esse, no momento, é o principal ativo de João para se manter na disputa.









