Além da distribuição de kits de alimentação e limpeza para alunos da rede pública municipal, a prefeitura do Recife vai entregar cestas básicas para as famílias dos estudantes diante da suspensão de aulas por causa da pandemia de coronavírus. A distribuição de 1 mil toneladas de alimentos começa na sexta (27). As famílias também devem receber um kit de higiene e material pedagógico para os alunos.
De acordo com o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, a medida é uma resposta ao cenário diferente constatado pela prefeitura. “As crianças estão reclusas nessa segunda semana e os familiares também, então os produtos são para preparo quente para as famílias”, disse.
Além da comida, também há previsão de distribuição de um kit com água sanitária, detergente, desinfetante e sabão em barra, para reforçar os hábitos de higienização de ambientes. A prefeitura vai distribuir, ainda, livros para alunos dos anos iniciais e apostilas para alunos dos anos finais.
“Tudo isso vai ser distribuído para 15 dias. A próxima entrega vai ser no dia 8 de abril e vai funcionar de maneira diferente, para 30 dias. Vamos dobrar a quantidade de alimentos e de materiais distribuídos”, afirmou o secretário.
A entrega ocorre conforme os turnos de estudo dos estudantes. “Os alunos que estudam pela manhã podem pegar o material pela manhã. Os que são do turno da tarde, devem ir às escolas à tarde. A gente recomenda que somente uma pessoa da família compareça, para evitar aglomerações”, disse.
Nos primeiros dias de distribuição de merenda para os estudantes da rede pública, o procedimento ocorreu dentro do esperado. “As famílias respeitaram a distância para que não houvesse aglomerações e tivemos o apoio de gestores e do time das escolas. Tudo ocorreu de maneira bastante tranquila”, declarou D’Almeida.
As atividades nas escolas municipais foram suspensas devido a um decreto da prefeitura do Recife que entrou em vigor na quarta-feira (18). Também nesta data, teve início a distribuição da merenda para os alunos da rede pública do município.
As férias dos estudantes em julho foram antecipadas devido à pandemia da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.
Casos no estado
Pernambuco tem 37 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado no domingo (22) pelo governo estadual. Esse número representa o registro de quatro casos a mais no estado, sendo três deles no Recife e um em Olinda.
Existem ainda outros 310 casos em investigação. Já foram examinados e descartados 375 casos suspeitos. O estado também possui três casos de pessoas que conseguiram se recuperar da infecção viral.







