Da Redação do Blog — “É uma realização para nós. Agora, podemos fazer as aulas de educação física num local adequado. É um marco e um dia muito feliz para nossa escola”, festejou Letícia Damasceno, de 17 anos, ao comemorar, no dia 11 de agosto último, a inauguração da quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Cândido Duarte, em Apipucos, na Zona Norte do Recife.
Letícia é uma das milhares de estudantes das 215 escolas estaduais beneficiadas desde 2023 com quadras poliesportivas novas ou reformadas pelo programa Juntos pela Educação, o maior plano de investimentos da história do setor no Estado, que entregará mais 35 outras quadras até dezembro, totalizando 250 este ano.
A escola dela foi uma das quatro unidades educacionais do Recife que ganharam quadras poliesportivas em 11 de agosto, junto com Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra, no Ibura; Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Maria Rita da Silva Lessa, no Jordão, e a Escola Técnica Estadual (ETE) Alfredo Freyre, em Água Fria.
Não são somente os alunos que comemoraram os novos espaços de esportes, lazer e saúde. O professor de Educação Física Luiz Carlos, que ensina há sete anos na Erem de Letícia Damasceno, disse que esperava há muito tempo pela quadra.

“Sou funcionário da escola desde 2018, e essa quadra era um sonho antigo. Agora, temos um espaço seguro que vai trazer muito mais conforto aos nossos estudantes”, assinalou.
As quadras poliesportivas se espalham pelo estado inteiro. Na quarta-feira (27) foram assinados convênios para construção de três escolas com quadras poliesportivas no município de Casinhas, no Agreste, incluindo a zona rural, num investimento superior a R$ 17 milhões.
Elas são cobertas, iluminadas, possuem arquibancadas com acessibilidade para cadeirantes e marcações adequadas para práticas de futsal, vôlei e basquete. Os espaços fortalecem atividades esportivas, pedagógicas e de convivência, promovendo inclusão e qualidade no ensino.
As quadras poliesportivas representam um avanço para o esporte escolar e a inclusão social, ampliando a oferta de espaços seguros para atividades físicas, competições e eventos comunitários. Estudantes e professores beneficiados têm destacado a importância dos novos equipamentos como marcos para a convivência, a aprendizagem e o fortalecimento da prática esportiva na rede estadual.
O programa Juntos pela Educação, que reúne um conjunto de ações para modernizar e ampliar a rede pública, vai muito além das quadras poliesportivas. Está entregando veículos escolares, ampliando as vagas em tempo integral, aumentando a oferta da merenda escolar e contratando e valorizando os professores. Mais de 11 mil profissionais da Educação foram nomeados até agora.
O Juntos pela Educação, essencial na formação de capital humano e no desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, está também construindo creches e entregará à população, até 2026, 250 creches, atingindo 35% de cobertura em todo o estado.









