Com informações do G1 – Um vídeo divulgado pelas Forças de Defesa de Israel mostra o momento em que o refém Omri Miran se reencontra com a família, em Israel, nesta segunda-feira. Ele foi libertado após ficar mais de dois anos sob o poder do grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
Miran foi sequestrado no dia 7 de outubro de 2023 pelos terroristas do Hamas no kibutz Nahal Oz, onde vivia com a esposa Lichay Miran-Lavi e duas filhas pequenas, que não foram sequestradas.
Ele chegou a aparecer em dois vídeos divulgados pelo Hamas em 2024 e 2025. No primeiro, ele apareceu para falar sob coação e descreveu uma “situação difícil” pelos “muitos bombardeios” israelenses em Gaza. Depois, voltou a aparecer em outro vídeo divulgado pelo Hamas em 23 de abril de 2025.
Ao todo, o Hamas libertou 20 reféns nesta segunda-feira. A operação faz parte de um acordo de cessar-fogo assinado entre Israel e o Hamas. No total, o Hamas sequestrou 251 pessoas no ataque terrorista de 7 de outubro de 2023. Outros reféns foram libertados ao longo de outros acordos de cessar-fogo.
Como contrapartida, o governo israelense libertou cerca de 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 que haviam sido condenados à prisão perpétua por crimes cometidos contra Israel e sua população.
Os prisioneiros libertados por Israel embarcaram em ônibus da Cruz Vermelha para serem enviados para Gaza, Cisjordânia e outros países.









