Por Ricardo Antunes, em Brasília — O saldo da reforma ministerial do presidente Jair Bolsonaro, embora atabalhoada, foi positivo, segundo avaliações que me fizeram assessores do Palácio, há pouco.
No entanto, algo fica óbvio: Quem está mandando mesmo em Brasília, é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Bolsonaro não só pagou a dívida que tinha com ele (já havia preterido sua candidata pessoal para o ministério da Saúde), como também pode abrir a porta para mais três ministérios.
Segundo o bem informado colunista da Folha, Kennedy Alencar, Jair Bolsonaro já está discutindo a troca dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Bento Albuquerque (Minas e Energia), e Gilson Machado Neto (Turismo).
É uma clara sinalização de que o presidente quer ver o risco de impeachment bem longe dele, e um gesto para que o Congresso entenda que o mal estar causado por Ernesto Araújo.

QUEROSENE
Diante da escalada da crise militar aberta com a saída do general Fernando Azevedo e Silva do cargo de ministro da Defesa, seguida pela demissão coletiva dos três comandantes das Forças Armadas, o temor no Congresso é que Jair Bolsonaro resolva jogar querosene no incêndio, promovendo algum tipo de celebração ao golpe de 1964, que completa 57 anos nesta quarta-feira, 31 de março.
DESCONFIANÇA
O medo dos políticos é que o presidente use a data para acirrar ainda mais os ânimos, já bastante exacerbados, depois das saídas em série de generais de postos de comando na hierarquia e da desconfiança que isso gerou nos meios civis.
AINDA NÃO PASSA
Os líderes da oposição e da minoria no Senado e na Câmara vão apresentar, nesta quarta-feira, um novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
MAIS UM
Enquanto o Brasil registrou 3.780 óbitos em 24 horas, dez países contabilizam juntos apenas 3.662 mortes. São eles: EUA, Itália, Polônia, Rússia, Índia, França, Ucrânia, Hungria, Alemanha e México.

VACINA
Rodrigo Pacheco disse nesta terça (30) que o governo dos Estados Unidos vai discutir o fornecimento de vacinas contra Covid ao Brasil. A vacinação anda a passos largos nos EUA. O governo Biden caminha para aplicar 200 milhões de doses até 30 de abril.
ENTRARAM PELO CANO
A PF suspeita que políticos e empresários de MG, investigados por se vacinarem antes do prazo, foram vítimas de uma fraude. Cada um deles teria desembolsado R$ 600 pelo suposto imunizante.
PRIMEIRO MILHÃO
Pernambuco ultrapassou a marca de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas na população pernambucana desde o dia 18 de janeiro. O estado tem privilegiado a imunização de idosos e profissionais de Saúde.
JC 100% DIGITAL
Ninguém esperava a nota do empresário João Carlos Paes Mendonça, que anunciou o fim do jornal em sua versão impressa. Estou escrevendo um artigo sobre o fato, que estará disponível no blog, a partir das 6h da manhã.

CERTEZA
Não era de hoje que o Jornal do Commercio dava prejuízo. Aliás, tanto o Diário de Pernambuco quanto a Folha PE também operam no vermelho. Os tempos mudaram. No JC, todo mundo espera uma grande lista de demissão que vai sair ainda essa semana. Uma pena.
FRACASSO
Não era de hoje que o Jornal do Commercio dava prejuízo. Aliás, tanto o Diário de Pernambuco quanto a Folha PE, também operam no vermelho. Os tempos mudaram. No JC, todo mundo espera uma grande lista de demissão que vai sair ainda essa semana. Uma pena.
FOTO DO DIA:
Arco-íris é visto no céu de São Paulo, após forte chuva que atingiu a cidade na tarde de hoje.

Coluna do Ricardo Antunes, Terça-Feira, 30/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







