EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes — O encontro entre presidente eleito Lula (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em Portugal, teve DNA pernambucano. Isso porque o local do encontro, um restaurante, pertence ao empresário Paulo Dalla Nora, natural das terras dos altos coqueiros. Dalla Nora é ex-sócio do marqueteiro Antônio Lavareda, ao qual processou e pediu R$ 40 milhões de indenização.
Anos atrás, o empresário foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por estelionato e fraude processual no Recife, juntamente com outros três sócios. Ele era acusado de “tramoia ardilosa”, como foi definido na época: produção de documentos e expedientes fraudulentos, que lhe permitiriam se apropriar indevidamente de R$ 11 milhões via Rede Banorte, empresa ligada ao Banco Gerador, a qual era controlada administrativamente pelo quarteto.
O almoço em solo português reuniu Lula, Gilmar, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp. Eles estiveram juntos no restaurante Cícero, em Lisboa. Seriepieri também é dono da QSaúde e do jatinho que deu carona a Lula para a COP27, no Egito. Ao final do almoço, Dalla Nora presenteou Lula com uma gola de guerreiro, de caboclo de lança do maracatu. A peça do artesanato pernambucano foi feita em Escada, terra de Cícero Dias, artista que dá nome ao restaurante lusitano.
PARALIZADO
Ministros da atual gestão passaram a usar as mesmas palavras para descrever como está o governo desde a derrota nas urnas: “totalmente paralisado”.

VELÓRIO
“Nada anda, o governo parou. E ainda falta mais de um mês de trabalho. O clima de velório não passa”, resumiu um integrante da alta cúpula.
TEORIA
Amigo de Bolsonaro, o deputado federal eleito Alberto Fraga (PL-DF) tem uma teoria própria para explicar a origem da infecção na perna do presidente que, segundo aliados, o impossibilita de sair de casa.
A CULPADA
“Ouvi dizer que isso (erisipela) é proveniente de carrapato. Ali no Palácio do Alvorada tem capivara, e capivara é uma desgraça para botar carrapato”, afirmou Fraga.
NA COP
Em meio a todo o assédio a Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas para o Clima, a COP-27, um enredo paralelo capturou a atenção de aliados que acompanhavam o presidente eleito: a “esgrima” entre Marina Silva e Izabella Teixeira pela atenção de Lula.

DISPUTA
Ambas ex-ministras do Meio Ambiente e candidatas a voltar ao cargo no próximo governo, Marina e Izabella acompanharam o presidente em várias de suas atividades no Egito – mas na maior parte do tempo não ficaram juntas
APOSTA
Não teve um só integrante da comitiva de Lula na COP 27 que não saiu do Egito com a sensação de que Fernando Haddad será o novo ministro da Fazenda. Sensação não significa nomeação, claro, mas essa foi a impressão geral. “Haddad volta ao Brasil como o favorito para o cargo”, aposta o colunista Lauro Jardim, no Globo
AO ATAQUE
Arthur Lira está preparando para a semana que vem um grande evento de sua campanha de reeleição à presidência da Câmara. A ideia é ter pelo menos 300 deputados (de um total de 513) declarando apoio explícito a ele. Seriam, obviamente, cerca de 300 deputados que estarão na Câmara na próxima legislatura.
FALTA DE VERBAS
A Polícia Federal decidiu suspender a confecção e entrega de novos passaportes a partir deste sábado (19). O órgão alega falta de verbas para realizar o serviço.

NOTA DA PF
“A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.
DE NOVO
Gilson Machado Neto foi nomeado novamente ao cargo de diretor-presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). A nomeação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de hoje.
FOTO DO DIA:








