Com informações da Assessoria de Imprensa — Com o objetivo de aproximar ainda mais o poder público da iniciativa privada, a Prefeitura do Recife vem procurando diversas entidades para firmar possíveis parcerias na atração de investimentos e novos negócios. Nesta quinta-feira (11), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, se encontrou com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger.
O secretário sinalizou que a Prefeitura do Recife deseja fazer parcerias com o setor produtivo, universidades e o setor público. Os eixos estratégicos da Prefeitura do Recife são promover e atrair investimentos e novos negócios, ampliar empreendimentos existentes, integrar o setor produtivo e os centros de inovação tecnológica, realizar parcerias público privadas, além de incentivar e desenvolver inovação de soluções abertas criativas para os desafios do município. “Queremos criar uma sinergia com os setores produtivos para aumentar a produtividade, e ganho de renda para todos”, explicou Dubeux.
Entre os projetos destacados pelo secretário estão o Programa de Microcrédito, que será destinado para empreendedores formais e informais no valor de até R$ 3 mil e que tem o objetivo de impulsionar a economia da cidade. Rafael Dubeux reforçou o interesse da gestão municipal em apoiar empresas que pretendem se instalar ou investir na expansão dos seus empreendimentos no Recife. A Prefeitura do Recife pretende lançar o Programa Investe Recife, que é uma busca ativa de empreendimentos para implantação na capital e ao mesmo tempo uma oportunidade de vender as potencialidades da cidade para investidores.
Já o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, se mostrou bastante satisfeito com a proposta de uma maior proximidade com a Prefeitura e as propostas apresentadas de parcerias futuras. “É necessário que os órgãos da Prefeitura conversem e facilitem os processos e licenças, e a gestão possa desenvolver processos de informação interligados para que todas as secretarias tenham acesso aos mesmos dados, agilizando a vida de empresas e cidadãos”, pontuou Essinger.
Além da Fiepe, a Prefeitura também já articulou possíveis parcerias com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon) e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Pernambuco (Sindihospe). Também participaram da reunião na Fiepe, a secretária executiva de Desenvolvimento e Inovação, Gelisa Bosi, e a gerente geral de Atração e Promoção de Investimentos, Cristina Luna, além do chefe de gabinete da Fiepe, Miguel Vita Filho.