Por André Beltrão — “Uma boa conversa com a diretoria da ABI, que já foi presidida pelo ex-governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho”. Esse foi o resumo que o jornalista e editor executivo desse site, Ricardo Antunes, fez da conversa que teve com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa.
Na pauta, o convite para o painel sobre Liberdade de Imprensa e Censura Judicial que estamos montando com os organizadores da Bienal do Livro do Nordeste (de 5 a 15 de outubro no Recife).
Antunes também comunicou, de forma informal sua pré-candidatura à presidência da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Um grupo de oposição está se organizando para disputar as eleições que deveram ser realizadas, em dezembro. Um pedido de informação sobre o número de associados adimplentes e inadimplentes foi solicitado, mas até agora ignorado pelo atual presidente da AIP, Múcio Aguiar. A oposição também quer saber quantas vezes o atual gestor foi a China e a Portugal, quem pagou as despesas aéreas, de hospedagem, alimentação e translado. Ofício nesse sentido será enviado na próxima segunda-feira (02).
“A valorosa AIP de tantas lutas e glórias (tivemos até uma sala de cinema no centro da capital pernambucana) está com o mesmo presidente há mais de 10 anos e com contas sob suspeitas”, disse ele, que tem recebido manifestação de dezenas de associados.

“Múcio fez um razoável trabalho nos primeiros anos, mas depois a vaidade e a natureza humana foram mais fortes. Imagine que ele teve coragem de censurar e expulsar pessoas do grupo de Whatsapp da AIP. Coisa de menino pequeno, no tempo que o garoto pegava a bola do jogo e levava para casa”, disse Ricardo numa bela metáfora.
Continuando seu giro pelo país, Antunes esteve também em Brasília, participando de um evento sobre Liberdade de Imprensa no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e também visitou o stand da Empetur, no Congresso da Abav, no Rio Centro.
Nessa sexta feira (29), ele segue para São Paulo para participar do evento: 20 anos do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, na PUC-SP, das 10 às 12h, no campus Monte Alegre.
Haverá um painel e uma homenagem aos fundadores e ex-coordenadores do Fórum, como Fernando Paulino (Unb), Fernando Rodrigues (Poder 360º) e Marina Atoji (Transparência Brasil). A medição será da coleguinha, Katia Brembatti, que também preside a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo.
Você pode conferir o evento ao vivo pelo Youtube da PUC (clique aqui para acompanhar).