Da redação do blog – Como já havia indicado em entrevista na semana passada, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, descartou nesta quinta-feira que a quarentena na capital paulista seja encerrada depois do dia 10 de maio.
“Já há uma decisão tomada. Nós não temos como relaxar as medidas de isolamento a partir do dia 10 de maio. Na capital, é absolutamente impossível fazermos isso. Ao contrário, nós estamos iniciando uma discussão na prefeitura para que a gente possa fortalecer algumas dessas medidas [de restrição]”, disse Aparecido.
Entre as novas medidas, segundo o secretário, a prefeitura deve bloquear algumas ruas e avenidas.
“Você faz um processo de bloqueio e reduz muito [o tráfego], fazendo com que as pessoas se desestimulem a sair de casa, sobretudo nas regiões onde a pressão no sistema de saúde tem aumentado continuamente”, afirmou.
A partir do dia 11, o governo paulista deve anunciar a flexibilização da quarentena em várias cidades do estado, iniciando a reabertura gradual da economia nessas regiões.
Rio de Janeiro
Assim como as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, o governo do estado também decidiu prorrogar as medidas de isolamento social para enfrentar a pandemia da Covid-19. O governador do Rio, Wilson Witzel, publicou um decreto no Diário Oficial desta quinta-feira estendendo as restrições no estado até o dia 11 de maio.
Na capital fluminense, a prorrogação foi prorrogada pelo menos até o dia 15.