O Globo — O anúncio da demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, provocou panelaço em diversos bairros do Rio e São Paulo . A manifestação tem sido comum nas últimas semanas contra as atitudes e declaraçõs do presidente no combate ao novo coronavírus.
O panelaço e os gritos de “Fora, Bolsonaro” foram registrados na Barra da Tijuca, em Botafogo, Jacarepaguá, Andaraí, Copacabana, Leblon, Tijuca, São Cristóvão e no Humaitá. Na Lapa e no Centro há registros de “apitaços” e fogos em meio aos gritos de oposição ao presidente.
Em São Paulo, há registros na região central e em Pinheiros, Higienópolis, Bela Vista, Perdizes, Santa Cecília e Vila Madalena.
A exoneração ocorre depois de semanas de desentendimentos públicos entre os dois sobre a maneira de lidar com a pandemia do novo coronavírus. O oncologista Nelson Teich foi convidado para o seu substituto e já aceitou.
Os panelaços recomeçaram nas duas capitais por volta de 17h05m, quando Bolsonaro anunciou a demissão em pronunciamento e confirmou o convite ao oncologista Nelson Teich, que assumirá a pasta.