Do Valor — A Rússia começou nesta quarta-feira (23) a evacuar sua embaixada em Kiev, um movimento que ocorre em meio aos temores de que o Kremlin planeja uma invasão total da Ucrânia. A agência estatal russa de notícias Tass informou que os diplomatas russos começaram a ser retirados do país vizinho hoje.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na terça-feira (22) o plano de evacuação, citando ameaças contra os diplomatas russos que estão em missão na Ucrânia. Ao mesmo tempo, a Ucrânia pediu que seus cidadãos deixem a Rússia enquanto se prepara para um conflito militar de larga escala.
A crise vem se agravando nos últimos dias, após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer a independência de áreas controladas por separatistas pró-Moscou no leste da Ucrânia.
Vários países ocidentais afirmaram que tropas russas já estão nas províncias de Donetsk e Luhansk, um movimento que foi aprovado ontem pelo Parlamento russo.
Guardas de fronteira ucranianos estão em um posto de controle do território controlado por separatistas apoiados pela Rússia — Foto: Evgeniy Maloletka/AP