Por Ricardo Antunes — A última pesquisa presidencial do Ipec (ex-Ibope) deste primeiro turno será divulgada na noite de sábado, véspera da eleição, cinco dias após a mais recente, que mostrou Lula 17 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro, diz o colunista Lauro Jardim. Encomendada pela Globo, começou a ser apurada ontem à tarde e as últimas entrevistas serão realizadas no próprio sábado. Captará, portanto, o efeito do último grande momento desta campanha, o debate de ontem à noite.
O instituto entrevistará presencialmente 3.008 pessoas acima de 16 anos em todos os estados brasileiros. A “margem de erro máxima” é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Como a partir de hoje a lei não permite mais comícios ( apenas caminhadas são permitidas), debates ou propaganda eleitoral na TV, a dinâmica da campanha vai se desenrolar nas redes sociais e nas conversas com amigos e familiares.
Ele lembra que a discussão sobre o voto útil em favor de Lula, para que tudo se acabe no domingo, e as dúvidas sobre a abstenção permearão as próximas 48 horas. As ondas se formarão com os ecos do debate de ontem e com essa nova dinâmica na reta final. A pesquisa se propõe a captar todo esse caldeirão que está sendo mexido.
Lauro informa que uma das perguntas da pesquisa tentará medir é justamente o tamanho da abstenção, uma das interrogações deste final de campanha: “Pensando no primeiro turno, você diria que: com certeza irá votar/é mais provável que irá votar/ é mais provável que não irá votar/ com certeza não irá votar.
Como este ano não haverá pesquisa de boca de urna, que tradicionalmente era feita pelo Ibope (atual Ipec), serão esses números a ser divulgados na noite de sábado que, no futuro, serão cotejados com o resultado oficial.
No questionário do Ipec, há também as perguntas clássicas: em quem o entrevistado vai votar para presidente (e no qual ele vai responder tanto de forma espontânea quanto estimulado por uma lista de nomes), assim como se a decisão já é definitiva, o grau de rejeição a cada um dos candidatos e qual a expectativa sobre quem vencerá o pleito, independentemente do candidato escolhido.
O Ipec está querendo saber ainda em quem o eleitor vai votar num segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o grau de aprovação do governo e se o brasileiro está otimista em relação ao futuro do país, finaliza o colunista.
NO SEGUNDO
Lideranças do MDB de Simone Tebet dizem que a tendência hoje é o partido liberar seus filiados para votarem em quem quiserem num eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro.

MOTIVO
A posição seria motivada por uma divisão interna na legenda: enquanto Lula conta com apoio de pelo menos 11 dos 27 diretórios regionais, Bolsonaro teria a preferência de emedebistas das regiões Sul e Sudeste.
O MALVADO…..
O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PTB-SP) não gostou de ser chamado de golpista por Lula (PT) no último debate antes das eleições, realizado pela TV Globo na noite dessa quinta-feira (29/9). Pelo Twitter, o candidato à Câmara dos Deputados afirmou que Lula nutre ódio por ele pelo fato de ele ter aberto o processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
FAVORITO
O candidato, que disputa as eleições por São Paulo, ainda afirmou que, caso o Partido dos Trabalhadores volte ao poder, ele lutará contra a sigla de Lula. “O Lula deve estar ouvindo o meu jingle aqui em São Paulo, que fala que eu tirei a Dilma e o PT do poder e se [sic] o PT voltar eu vou lutar parar tirar de novo. Fora PT”, afirmou.
PACTO
De olho em ampliar seu poder no Congresso, partidos como PP e União Brasil vão iniciar, na segunda-feira (3), tratativas para avançar em uma fusão entre as siglas.

EXPECTATIVA
O objetivo é criar uma superbancada na Câmara dos Deputados um dia depois do 1º turno. O PP, hoje, tem 58. O União Brasil, 51. A expectativa do União Brasil é eleger 65 deputados no domingo.
VOTO CONSCIENTE
A Justiça Eleitoral incorporou uma novidade às urnas eletrônicas para a votação deste ano: os eleitores terão um segundo adicional para conferir cada voto digitado nos equipamentos.
SEM RISCO DE ERRO
Durante um curto intervalo, depois que o eleitor digitou o número de um candidato, a tela vai mostrar um aviso: “confira seu voto”. O tempo servirá para que o eleitor observe, mais uma vez, se o número e o candidato estão corretos.
TRAGÉDIA
O governo da Flórida, nos Estados Unidos, afirmou que 21 pessoas morreram em decorrência da passagem do furacão Ian pelo estado e outras centenas ainda estão desaparecidas.

VENTOS DE ATÉ 100 KM/H
Após enfraquecer e se transformar em tempestade tropical, o Ian voltou a ganhar força e retornou à categoria de furacão enquanto segue para a Carolina do Sul, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
CONDENAÇÃO
A 5ª Vara do Trabalho de Brasília, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), condenou o ParkShopping, na Epia, a pagar R$ 50 mil de indenização para uma ex-funcionária do condomínio. A colaboradora era servente de limpeza e ganhava R$ 1.156,09 de salário.
PROCESSO
A funcionária começou a trabalhar em setembro de 2016 e foi demitida em julho de 2018, após adoecer no trabalho. Por isso, entrou com processo na Justiça pedindo pagamento do adicional de insalubridade e danos morais.
FOTO DO DIA:








