Da Redação do Blog — Salman Rushdie , o autor cujos escritos levaram a ameaças de morte do Irã na década de 1980, foi atacado e aparentemente esfaqueado no pescoço nesta sexta-feira (12), por um homem que subiu ao palco quando estava prestes a dar uma palestra na cidade de Nova York.
Um repórter da Associated Press testemunhou um homem confrontar Rushdie no palco e socá-lo ou esfaqueá-lo de 10 a 15 vezes, enquanto ele estava sendo apresentado. O autor de 75 anos foi empurrado ou caiu no chão, e o homem foi preso.
A polícia disse que Rushdie foi aparentemente esfaqueado no pescoço e levado para um hospital. Sua condição não foi imediatamente conhecida. O organizador do evento também foi agredido e sofreu um pequeno ferimento na cabeça, disse a polícia.
Seu livro de 1988 “Os Versos Satânicos” foi visto como uma blasfêmia por muitos muçulmanos. Protestos frequentemente violentos contra Rushdie eclodiram em todo o mundo, incluindo um motim que matou 12 pessoas em Mumbai, Índia.
O romance foi proibido no Irã, onde o falecido líder Grande Aiatolá Ruhollah Khomeini emitiu uma fatwa em 1989, ou édito, pedindo a morte de Rushdie. Khomeini morreu naquele mesmo ano.
O atual líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, nunca emitiu uma fatwa própria para retirar o decreto, embora o Irã nos últimos anos não tenha se concentrado no escritor.







