Por Metrópoles – Com seus principais candidatos confirmados após as últimas convenções partidárias deste fim de semana, a disputa eleitoral em São Paulo abre o mês de agosto, no qual as campanhas vão às ruas, com o cenário mais acirrado dos últimos 28 anos.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) aparecem embolados no topo das pesquisas de intenções de votos, seguidos pelo influenciador Pablo Marçal (PRTB). Atrás correm a deputada Tabata Amaral (PSB) e a economista Marina Helena (Novo).
Na semana passada, a pesquisa Genial/Quaest mostrou empate técnico na liderança pela Prefeitura da capital entre Nunes (20%), Datena (19%) e Boulos (19%) – a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Marçal apareceu em 4º, mas relativamente próximo, com 12%, seguido por Tabata (5%) e Marina Helena (3%).

Foi o primeiro levantamento feito desde que Datena confirmou sua candidatura pelo PSDB, após quatro desistências de concorrer em eleições, em uma chapa 100% tucana e com o ex-senador José Anibal de vice.
O cenário da Quaest apresentou maior proximidade entre os quatro primeiros colocados em relação ao Datafolha do início de julho, que mostrou empate entre Nunes (24%) e Boulos (23%) com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.