Por Luiz Roberto Marinho – Vim, vi e venci: a máxima do imperador romano Júlio César se aplica como uma luva ao sargento da Polícia Militar de Pernambuco Elias Damásio Junior, o sgto Damásio. Com dinheiro do próprio bolso e de uma rifa entre amigos, foi a Las Vegas, nos Estados Unidos, lutou contra três adversários num mesmo dia e sagrou-se campeão mundial de jiu-jitsu de faixa marrom acima de 100 quilos de peso, um feito inédito para o Brasil.
Com 27 anos de PMPE, Damásio, descrito pelos amigos como uma pessoa simples e afável, em contraste com sua atuação no tatame, está lotado na segurança da presidência do TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco).
A rifa entre amigos lhe rendeu R$ 12 mil, tirou mais R$ 10 mil do bolso, com sacrifício, e se mandou para Las Vegas. Em três lutas com intervalos de cinco minutos entre elas, derrotou dois americanos e um europeu, um deles com 145k contra seus 112k, e botou no peito a medalha de ouro.
Casado, cinco filhos, Damásio pratica jiu-jitsu há 10 anos. Sempre que tem folga no TJPE, treina na Academia Okttopus, no Sport Club do Recife. Lamenta que nenhum dos cinco filhos se interessou pelo jiu-jitsu, que diz lhe dar forma física e saúde mental.








