Do G1 – A Justiça Militar condenou um segundo-sargento do Exército por estuprar uma colega de farda após arrombar o alojamento feminino do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu durante uma cerimônia na unidade, em maio de 2023.
O g1 apurou que o militar, identificado como Haroldo Alexandre Thomassen, foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável e dano simples, por causa do arrombamento. A sentença também determinou a exclusão do sargento das Forças Armadas, já que a pena arbitrada ultrapassou o prazo de dois anos de reclusão.
O processo tramita em segredo de Justiça. O g1 teve acesso às informações da sentença, publicada no dia 21 de maio pela juíza federal Maria do Socorro Legal, da 7ª Circunscrição Judiciária Militar.
A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília. O g1 tenta contato com a defesa de Haroldo Alexandre Thomassen.
O caso ocorreu na noite de 26 de maio de 2023, durante um evento de Escolha das Armas, Quadros e Serviços, ocasião em que os alunos concluintes do curso básico de formação de oficiais escolhem a área de atuação que desejam seguir na carreira militar.









