Por Ricardo Antunes e Helenise Brant — O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, precisa de proteção de grau máximo. A equipe da Polícia Federal que faz a segurança do ex-presidente pediu apoio às superintendências da PF e relatou uma série de “adversidades” e episódios de violência enfrentados pelo petista neste ano.
Para os policiais, “o atual cenário é inédito na história da democracia brasileira e amplia o desafio de garantir a incolumidade física do candidato.
O documento diz que “o contexto político e social no qual se realizará a operação de segurança é composto por, entre outras adversidades, opositores radicalizados, acesso a armas de letalidade ampliada decorrente das mudanças legais realizadas em 2019, ameaças de morte, ao candidato e representantes do partido, bem como a perpetração de atos de intimidação e violência, identificados antes do início da campanha, como o atentado ao ônibus da caravana de apoio ao ex-presidente Lula, alvejado em maio de 2018”.
O pedido de reforço foi assinado pelos três delegados que cuidam da segurança de Lula: Andrei Augusto Passos Rodrigues, Alexsander Castro Oliveira e Rivaldo Venâncio.
Comentário: É importante levar à sério a necessidade de aumentar a segurança durante a campanha eleitoral. O clima belicoso, criado especialmente por bolsonaristas, muitos deles armados, tende a piorar ao longo da disputa pelos votos. A realidade não deixa dúvidas de que tem muita gente disposta a partir para a violência. O caso do ataque ao ônibus do petista é só um exemplo.
No ano de 2020 houve 99 casos de homicídio tentado ou consumado e 164 casos de ameaça e lesão corporal motivados por intolerância política. Vejam a diferença: em 2018 foram registrados 46 casos, mesmo número verificado nas eleições de 2016.”
CONVITE
Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski saíram do STF na noite desta quarta (10) para entregar em mãos ao presidente Jair Bolsonaro o convite para a posse de ambos no TSE .

TEMOR
Bolsonaro não quer ir à posse, agendada para o dia 16, mas aliados do presidente já entraram em campo para tentar convencê-lo do contrário. O mandatário teme parecer enfraquecido na reunião, em que não terá direito a discursar.
VISADO
Do New York Times, passando por revistas alemãs e TV Suíça: 200 veículos vão cobrir ato pró-democracia na Faculdade de Direito da USP, amanhã (11).
MANIFESTO
O documento critica com contundência “ataques infundados” ao sistema eleitoral e ao “Estado democrático de Direito e já teve a adesão de 858 mil pessoas.

HACKER
Responsável por acessar mensagens de autoridades na chamada “Vaza Jato“, o hacker Walter Delgatti se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, na sede do PL, em Brasília.
ENCONTRO
Declaradamente petista Delgatti teria recebido convite de Carla Zambelli para conversar sobre “política” e sobre a segurança das urnas eletrônicas, com o presidente.
SEGREDO
A Polícia Federal decretou sigilo de uma investigação sobre o domicílio eleitoral do pré-candidato ao governo paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Carioca, o candidato por SP, morava em Brasília até o início deste ano, e chegou a declarar uma casa de R$ 2,1 mi na capital federal. A PF não explicou o motivo do sigilo da investigação sobre o candidato, que afirma ter alugado um apartamento, do cunhado. Funcionários do prédio, no entanto, dizem que o local está vazio.
PABLO PERDE
O TSE determinou, em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira (10), a manutenção de Eurípedes Jr. na presidência do PROS. Assim, o partido deverá apoiar Lula nas eleições presidenciais.

RECURSOS
Na agenda do ministro do Turismo, Carlos Brito, nessa quinta-feira (11) em Pernambuco, está prevista a assinatura da ordem de serviço para o início da licitação das obras de reforma e construção de infraestrutura na orla de Jaboatão. Ele também fará uma visita técnica ao local. O projeto conta com um total de R$ 14,3 milhões do MTur.
CERCA
Repercutiu muito a matéria exclusiva desse blog sobre a briga no Clã dos Ferreira. Retirado da disputa de deputado estadual, por ter tido um caso extraconjugal, o vereador não gostou nada de ter sido colocado de castigo. Ele sabe de muita coisa mesmo.
AGITO
Pelo sexto ano consecutivo e com ingressos esgotados, o Padrão Carvalheira lança mais uma edição da “Feijoada do Seu Carva” no dia 13 de Agosto. A festa é All Inclusive e começa a partir das 14h na Cachaçaria Carvalheira. Entre as atrações, estão os shows do Raça Negra, Sambarrasta, Rafa in Samba e Korossy.
FOTO DO DIA:








