EXCLUSIVO
Por André Beltrão – Seis polícias militares foram presos na última segunda-feira (18) por denúncias de maus tratos a um cidadão do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.
Segundo informações apuradas pelo nosso Portal, eles faziam ronda quando abordaram o rapaz que levou chutes e uma tentativa de afogamento. Quando viram que o cidadão estava muito mal, deixaram-no na Upa de Sotave, perto de Pontes dos Carvalhos.
A família denunciou o fato e, ontem (19), quando os policiais foram chamados mais uma vez para esclarecer a situação, foram surpreendidos com voz de prisão no próprio prédio do DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH), que se negou a comentar sobre o caso.
Já a Polícia Militar de Pernambuco disse apenas que “não divulga nomes das pessoas envolvidas nas ocorrências”.
Na UPA de Sotave ninguém quis comentar sobre o assunto.
Por outro lado, a Polícia Civil enviou uma nota confirmando a operação realizada em conjunto com a Corregedoria Geral da SDS. Confira:
A Polícia Civil de Pernambuco, em conjunto com a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social, desencadeou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação de Intervenção Tática denominada “DIGNITAS”, vinculada à Diretoria Integrada Especializada – DIRESP/PCPE.A investigação foi iniciada em 13 de julho de 2023, com o objetivo de apurar o homicídio de D. T. L. S, praticado na cidade do Cabo de Santo Agostinho/PE. Foram cumpridos 6 (seis) Mandados de Prisão Temporária, expedidos pela Primeira Vara Criminal do Cabo de Santo Agostinho, todos em desfavor de agentes públicos.Os detalhes da referida Operação serão divulgados pela Assessoria de Comunicação da Chefia de Polícia – ASCOM/PCPE em momento oportuno.
Confira a lista dos policiais que estão presos:
Sd QPMG 125901-6/ Eimard de Andrade Boia;
Sd QPMG 125864-8/ Alberto Miguel da Silva Neto;
Sd QPMG 125779-0/ Silas Batista Santos Bezerra;
Sd QPMG 126515-6/ Jadson Daniel da Silva Marques;
Sd QPMG 126449-4/ Cainã Miraniel Aguiar dos Santos Gomes;
Sd QPMG 126476-1/ Weslley Victor Messias Lima.
Não conseguimos contato com a defesa dos PMs, mas o espaço está aberto para que os citados na matéria possam se manifestar.