Da Redação do Blog – Em votação rápida, sem nenhum deputado de oposição presente e a participação dos 25 deputados governistas, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em sessão extraordinária nesta sexta-feira (2), a votação, entre outras proposições, a partir da segunda-feira (5), dos vetos da governadora Raquel Lyra (PSD) à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
A Alepe irá votar os vetos que reduziram de 20% a 10% do orçamento o poder do Executivo de remanejar por decreto as dotações e a permissão para que outros poderes e órgãos possam remanejar suas dotações em até 10%.
Entre outras propostas, a Alepe irá votar também a autorização para que o governo reestruture a dívida pública estadual em até R$ 5,2 bilhões e ajustes na execução do empréstimo de R$ 1,7 bilhão aprovado em dezembro.
Na nova quebra de braço entre Raquel e Porto, que presidiu a reunião desta sexta-feira, venceu desta vez a governadora, já que o presidente da Alepe havia arquivado, em decisão unilateral, sem apreciação do plenário, os vetos às alterações na LOA, medida revogada pelo TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco).
A deputada Socorro Pimentel (UB), líder do governo, questionou Porto, na sessão desta manhã, se seria dado encaminhamento à tramitação de forma imediata. O presidente da Alepe assegurou que primeiro remeteria à Procuradoria da Casa, para que só então siga para os colegiados.








