Por Ricardo Antunes — Produzido pelo Esporte da Globo, o documentário Elza & Mané – Amor Em Linhas Tortas, que estreia na plataforma no dia 4 de março na Globo Play, será baseado no romance entre Elza Soares e Mané Garrincha, que começou há exatos 60 anos, e foi fortemente recriminado pela sociedade na época. A obra, centrada na música e no futebol, transita por vários temas, como alcoolismo, machismo, conservadorismo, violência doméstica, ditadura e preconceito.
Jairzinho, Rivellino, Gerson e Pepe são alguns dos ex-jogadores campeões mundiais com a seleção brasileira que gravaram depoimentos para o documentário. Artilheiro da seleção na Copa de 1970, o Furacão foi entrevistado no Salão Nobre da histórica sede de General Severiano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a poucos metros do gramado onde Garrincha foi descoberto pelo Botafogo. Por lá, lembrou uma passagem na Copa de 1966, a última do Anjo das Pernas Tortas, justamente no jogo contra Portugal, que marcou a eliminação da equipe ainda na primeira fase.
“Ele (técnico Vicente Feola) tirou o Garrincha e me colocou na ponta direita. Não joguei igual ao Mané, tenho certeza absoluta, mas eu procurei proteger e valorizar ele e a camisa número 7. Mas é duro substituir o ídolo. E o maior ídolo do mundo naquela época, com maior respeito ao Pelé”, recorda Jairzinho.
Elza & Mané – Amor Em Linhas Tortas é um material em quatro episódios dirigido por Caroline Zilberman. O documentário começou a ser produzido no segundo semestre do ano passado, quando cantora ainda estava viva – morreu em 20 de janeiro deste ano, exatos 39 anos depois de Garrincha – e conta com depoimentos inéditos dela.
POSICIONAMENTO
Propositadamente ou não, os grandes veículos de imprensa têm reproduzido incessantemente a tese americana de que o Brasil precisa se posicionar de forma veemente contra a invasão da Ucrânia.

CALMA LÁ
Sobre isso, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, resumiu bem: “querem transformar a Ucrânia no 28º estado brasileiro e jogar a crise no colo do presidente Bolsonaro”. Na noite de hoje a resposta veio: o governo brasileiro tomou uma postura dura e votou contra a Rússia no Conselho de Segurança da ONU.
CRISE
Mesmo assim, o presidente pode sofrer uma crise de imagem se não ajudar os 500 brasileiros que vivem na Ucrânia. Mesmo sabendo dos riscos, o Brasil não retirou seus cidadãos de lá. Até o Itamaraty já admitiu que não há condições de resgatá-los rapidamente, apenas alertou sobre um trem saindo de Kiev.
OMISSÃO
Para piorar, documentos revelados pelo jornal O Tempo, mostram que a embaixada do Brasil em Kiev ignorou apelos feitos por brasileiros por um plano de evacuação, antes dos ataques.

PRAZO
A ministra Carmen Lúcia, do STF, deu 15 dias para a PGR explicar o que tem feito sobre as acusações de Eduardo Cunha contra o deputado federal Fausto Ruy Pinato.
ACUSAÇÃO
O ex-presidente da Câmara afirmou que o parlamentar, então relator do seu processo de cassação, teria solicitado o valor de R$ 5 milhões para decidir pelo arquivamento.
MORAL
Em alta com a direção nacional do partido, após costurar o acordo da Frente Popular em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT) embarca com o ex-presidente Lula e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann para o México na próxima segunda (28).
VISITA
Os três se encontrarão com o presidente mexicano, Manuel López Obrador. A viagem ocorre três meses após o encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, também com a presença de Humberto Costa.

RETORNO
Após um problema cardíaco no final de 2021, o ex-deputado Sílvio Costa está na ativa e acompanhando de perto as reuniões políticas no escritório do Republicanos.
REFORÇOS
De olho nas eleições, o PL de Pernambuco quer atrair políticos de direita de outras legendas, como Joel da Harpa (PP), Pastor Eurico (Patriotas), Clarissa Tércio (PSC) e Júnior Tércio (Podemos).
CONVERSAS
Apesar do partido ser aliado do PSB na região, Joel da Harpa diz também conversar com Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB) e Anderson Ferreira (PL).
BAGUNÇA
O Campeonato Pernambucano continua mostrando pouca organização. O jogo Santa Cruz e Retrô, programado para o domingo, foi antecipado para amanhã.
FOTO DO DIA:








