Com informações do G1
O serviço de energia elétrica foi totalmente restaurado em Nova York, de acordo com John McAvoy, CEO da Con Edison, empresa responsável pelo abastecimento de energia na cidade, após um blecaute deixar empresas sem luz, elevadores parados e estações de metrô fechadas. Cerca de 73 mil pessoas chegaram a ficar sem luz. O prefeito Mayor de Blasio afirmou nas redes sociais que ordenou a investigação do apagão.
Em coletiva de imprensa na noite deste sábado, autoridades esclareceram que o problema que ocasionou o blecaute ocorreu em seis sistemas de transmissão. Não houve falha por excesso de consumo de energia.
O blecaute teve início por volta das 19h (20h no horário de Brasília) deste sábado (13) em parte do edifício Rockefeller Center e chegou aos bairros do Upper West Side e Midtown. Segundo o prefeito Bill de Blasio, o apagão começou após um incêndio em um bueiro.
Houve confusão no trânsito, com semáforos desligados, e seis linhas de metrô foram afetadas. Alguns espetáculos da Broadway, tradicional área de teatros da cidade, foram cancelados: a peça musical “Hamilton” não foi apresentada nesta noite e o cantor Lionel Richie cancelou o show que faria no Radio City Hall. Alguns painéis da Times Square ficaram apagados, mas a maioria funcionava normalmente.
O show de Jennifer Lopez também foi cancelado. “Com o coração partido, o show desta noite foi cancelado. Nós reagendaremos. Amo todos vocês!!! Fiquem seguros”, disse nas redes sociais.
A interrupção ocorre no aniversário do blecaute de 1977 em Nova York, que deixou a maior parte da cidade sem energia e causou prejuízos de milhões de dólares.
No Twitter, o prefeito Bill de Blasio disse que o apagão teria começado após um incêndio em um bueiro no início da noite:
.@NYCEmergencyMgt is working with the NYPD, FDNY and city agencies to respond to power outages in Manhattan due to a manhole fire earlier this evening. Disruption is significant.
We’ll have further updates soon — please follow @NotifyNYC.
— Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) July 14, 2019
&widget_type=video”>
Em entrevista à CNN, De Blasio disse ainda que houve um problema mecânico na transmissão de energia entre os diferentes bairros da cidade.
O Departamento de Polícia de Nova York e o Corpo de Bombeiros informaram que receberam chamados no bairro de Upper West Side, região noroeste da cidade.
A Autoridade Metropolitana de Transportes de Nova York alertou sobre interrupções em várias estações de metrô em Upper West Side e em Midtown, região central da cidade.
Update: We are working with Con Edison to determine the root cause of the ongoing power failure, which is affecting Midtown and the Upper West Side.
Several stations are currently without power and are being bypassed by all trains. Please stay tuned here for updates. pic.twitter.com/UoHv6RKVyl
— NYCT Subway (@NYCTSubway) July 13, 2019
&widget_type=video”>
Segundo a Associated Press, um restaurante na Broadway ficou sem energia e um cinema chegou a ser esvaziado. Uma grupo de coral se apresentou do lado de fora da casa de espetáculos Carnegie Hall porque o apagão inviabilizou a performance dentro do espaço.







