Por Ricardo Novelino — Pelo andar da carruagem, o deputado federal pernambucano Sílvio Costa Filho (Republicanos) terá caminho facilitado para entrar na Esplanada como novo ministro de Esportes do governo Lula PT). A CNN Brasil adiantou que a cúpula do partido vai consultar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a possível participação do parlamentar na administração petista.
Ainda segundo a CNN Brasil, o Republicanos deu o aval e há negociações avançadas para que Silvinho, como é conhecido, se torne o quarto pernambucano na Esplanada. Já estão José Múcio (Defesa), Luciana Santos (Ciência) e André de Paula (Pesca).
O presidente do partido, deputado Marcos Pereira, eleito por São Paulo, autorizou a aproximação com o Planalto, condicionando as articulações à manutenção do status do partido como “independente”. A conversa com o governador de São Paulo indica que o movimento está sendo avaliado com cuidado, mas não travado, como já aconteceu em outros momentos.

Silvinho, é extremamente habilidoso e goza da confiança do presidente Lula (PT), que tem muito apreço por seu pai, o ex deputado Silvio Gosta, atual suplente da senadora Teresa Leitão (PT). A consulta ao governador de SP é apenas um gesto político já que, para todos os efeitos, o deputado será anunciado como “cota pessoal” do presidente Lula.
Caso Silvinho entre no Ministério, a vaga será ocupada por Ossésio Silva, que é bispo da Igreja Universal e tem ligação com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira. Seria de grande interesse da cúpula da legenda contar na Câmara Federal com um religioso que já foi parlamentar e ficou na suplência.