*Por Marcelus Ugiette — Absurdo esse início de “linchamento” as primeiras medidas da Governadora Raquel Lyra.
Absolutamente dentro do esperado para um novo governo e novo projeto. Isso é o normal.
Esse é o chamado – “freio de arrumação”, é preciso sim fazer esses gestos – alguns chamam de limpeza -, para poder arrumar a casa.
Eu estou apoiando e torcendo muito por Raquel e sei que todo início de governo tem essas situações e o chamado “choro e ranger de dentes” de quem perdeu e superfatura qualquer medida que for tomada.
Para arrumar a casa necessário varrer, trocar as roupas, puxar móveis e até arranhar alguns, mas o fato é que a gente não via isso havia 16 anos, pois eram os mesmos, sempre, fazendo do mesmo jeito e do jeito que queriam.
Agora, chegou uma nova equipe que tem que fazer os ajustes e na arrumação alguém vai se arranhar, algum móvel não vai gostar e a oposição e os perdedores irão superfaturar a “conta”.
Na verdade temos que mudar a ideia de que a política boa é aquela que serve “ao nosso fígado” ou de “benesses” às pessoas que gostamos ou queremos preservar; busquemos a serenidade e compreensão, temos 3 dias de governo, tivemos 16 anos de quase uma dinastia, então vamos ter paciência e ajudar Raquel e a sua equipe.
Seria muito bom que encarássemos a política como um bem coletivo e realmente destinado a sociedade e não para beneficiar a um ou a outro que gostamos.
A lei seca vai voltar, os serviços urgentes e essenciais também estão funcionando e irão funcionar ainda melhor, Raquel tem espertise e experiência administrativa e tudo vai se normalizar e teremos sim um governo de boas práticas com bons propósitos.
Calma. Vamos sentir o tom, ouvir o som, buscar o equilíbrio, e seguir caminhando e seguindo a canção, se possível cantando.
Vamos dar o crédito de confiança que a nova gestão merece.
Os insatisfeitos de agora, certamente, dentro de pouco tempo estarão aplaudindo o novo governo, mesmo que por debaixo da mesa.
______________________________________________
Marcelus Ugiette, advogado, Mestrado Criminologia Forense, Professor de Direito, Promotor de justiça Aposentado








