Por Ricardo Antunes — O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou, em pronunciamento na noite desta segunda-feira (1º), que as Forças Armadas americanas mataram o atual líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Zawahiri foi morto em ataque a drones em Cabul, capital do Afeganistão, país dominado pelo grupo terrorista Taliban desde a retirada americana concluída em 2021 pelo próprio Biden.
“A justiça foi feita e esse líder terrorista não existe mais”, disse o presidente americano. Segundo Biden, os EUA estavam cientes desde o início deste ano que Zawahiri se esconderia na capital afegã, com o intuito de se reencontrar com seus familiares. Zawahiri foi quem substituiu Bin Laden na liderança do grupo, após a morte do saudita, em 2011.
Zawahiri é procurado pelas autoridades americanas desde os ataques de 11 de setembro de 2001, os quais ele ajudou a arquitetar ao lado de Bin Laden. A informação da morte foi primeiro divulgada pela Associated Press, após anúncio da Casa Branca, no Twitter, sobre “uma operação de contraterrorismo bem sucedida”.

INTOLERÁVEL
Após o episódio de ataques racistas contra os filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que práticas de racismo e xenofobia são “condenáveis e intoleráveis”;
PUNIÇÃO
Ele também pediu que atos como esse sejam punidos “seja qual for a vítima” e ressaltou, que a sociedade portuguesa é constituída por pessoas das mais variadas origens, e que não há “portugueses puros”.

ENTREVISTA
Sorteio define Bolsonaro como primeiro entrevistado ao vivo do Jornal Nacional Presidente ainda não deu resposta ao convite.
AGENDA
A participação dele ocorreria em 22 de agosto, uma segunda-feira. Na sequência viriam André Janones (Avante), no dia 23, Ciro Gomes (PDT), no dia 24, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 25, e Simone Tebet (MDB), no dia 26.
INDIRETA
Derrotado na disputa para uma vaga no STJ, o juiz federal Ney Bello enviou mensagem a amigos em que diz que viu “a vitória sucumbir a um único veto de maneira pessoal que foi acolhido pelo presidente”.

ATRITOS
Apesar de não haver citação nominal, a referência é ao ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), que agiu fortemente para impedir que Bello fosse escolhido. Ambos foram juízes juntos no TRF-1 e tiveram atritos quando disputaram no passado.
DESEJO
Candidato a senador por São Paulo este ano, o ex-governador Márcio França (PSB) passou a mirar cargos mais altos que um ministério num eventual governo Lula.
PEDIDO
A aliados o pessebista diz que, se eleito senador, vai cobrar o apoio do petista para se eleger presidente do Senado em algum momento dos seus oito anos de mandato.
LEILÃO
Um nota de R$ 1 assinada pelo ex-presidente FHC foi leiloada por R$ 16 mil. O certame foi realizado durante evento que celebrou os 28 anos do Plano Real, que controlou a hiperinflação no país.

ALCEU
Informada do sumiço das malas de Alceu Valença no voo da Air France entre Paris e Madri, a comunidade pernambucana se mobilizou na semana passada. Durante o show que o cantor realizou na capital espanhola, não faltaram ofertas de chapéu de cangaceiro, adereço essencial na apresentação de Valença.
PRESENTE
Ele acabou presenteado pelo bloco Galo Ibérico – formado por pernambucanos radicados em Madri – e subiu ao palco com um chapéu novinho, vindo diretamente da feira de Caruaru.
FOTO DO DIA:








