Suspeitos de Coronavírus em PE devem ficar em isolamento domiciliar
PERNAMBUCO – Com cinco pacientes listados como possíveis novas suspeitas de infecção pelo novo coronavírus em Pernambuco e três desses casos reconhecidos oficialmente como suspeitos pelo Ministério da Saúde, o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou nesta sexta (28) que as pessoas internadas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, devem passar para o isolamento domiciliar (veja vídeo acima).
Últimas: Brasil tem “300 casos suspeitos” de coronavírus, diz Ministério da Saúde
Isolamento domiciliar
Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu para dois deles no estado.
Segundo o secretário de Saúde, alguns dos pacientes foram mantidos na unidade de saúde devidos ao quadro clínico, mas outros ficaram no hospital por precaução. “Estamos hoje reunindo nosso comitê e devemos a partir de agora fazer uma mudança na orientação desses pacientes”, disse.
De acordo com o secretário, o único caso confirmado no Brasil de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, está em atenção domiciliar. “A gente está conhecendo mais, o Brasil já tem um pouco mais de segurança no acompanhamento. Hoje a gente vai passar para uma orientação para o isolamento domiciliar [em Pernambuco]”, afirmou o secretário.
Para entender: Coronavírus: o que se sabe até agora?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/k/J/aDMrD2S82EYkxYIET86w/prevencao-coronavirus.jpg)
Cuidados Básicos
Segundo Longo, os pacientes devem receber novas orientações para evitar o contágio com outras pessoas. “A gente vai fazer orientações para que os pacientes possam seguir algumas regras básicas de etiqueta respiratória, de higiene pessoal, de alguns cuidados para que a gente possa orientar o acompanhamento desses casos em domicílio”, disse.
“A evolução deles tem sido bastante positiva e a gente tem uma expectativa de que eles possam se recuperar bem”, afirmou o secretário.
Buscando tranquilizar a população, André Longo afirmou que a suspeita do vírus em pacientes no estado tem sido tratada com tranquilidade e que, neste período pós-carnaval, é comum ter o aparecimento de viroses.
“As pessoas não devem se preocupar em demasia, a não ser que tenham feito viagem para o exterior, para os países onde está circulando o vírus. É preciso dizer que, em Pernambuco, a gente não tem nenhum caso confirmado. Por enquanto, não temos perspectiva de circulação ativa do vírus no Brasil e no nosso estado”, disse.
Manter cuidados básicos como lavar as mãos é uma das formas de evitar a transmissão do coronavírus e de outros vírus. “É importante lavar adequadamente as mãos, ‘perder um tempinho’, cerca de 20 segundos. Não precisa correr para ter álcool em gel, água e sabão já resolvem”, afirmou.
Outro lado: Ministro da Saúde minimiza surto de Coronavírus
Matérias Relacionadas:
Primeiro caso suspeito de coronavírus é confirmado em Pernambuco
China bane consumo de carne de animais selvagens por causa do Coronavírus
Itália cancela futebol e Carnaval por causa do Coronavírus
Coronavírus é a maior emergência de saúde da China desde 1949







