Do G1 com Redação do Blog – A sobretaxação de 50% sobre as importações brasileiras anunciada pelo presidente Donald Trump pode reduzir entre 14% e 15% os lucros da Embraer, prevê análise da XP Investimentos.
Diz a XP que 24% das exportações de aeronaves da Embraer, incluindo seus jatos executivos, destinam-se aos Estados Unidos e pagam atualmente uma taxa de 10%, que representa um custo para a empresa em torno de US$ 360 milhões.
O balanço do primeiro trimestre da Embraer informou que a empresa tem 181 aviões comerciais encomendados para entregar a seis companhias aéreas dos Estados Unidos – American Airlines, Republic Airlines, Horizon Air, Azorra, AirCastle e SkyWest. Somem-se a essas encomendas 60 novos aviões contratados pela SkyWest no Paris Air Show, mês passado, no valor de US$ 3,6 bilhões.
Em nota oficial divulgada na quinta-feira (10), a Embraer informou que o tarifaço será debatido internamente pela empresa em uma conferência que será realizada no início de agosto.
“A Embraer informa que está avaliando os possíveis impactos em seus negócios da possibilidade de aumento de tarifa anunciada pelo governo americano sobre os produtos brasileiros, caso o decreto se aplique à indústria de aviação no Brasil. Tais impactos serão abordados em nossa próxima conferência de resultados do segundo trimestre, no dia 5 de agosto”, disse a empresa.
A nota acrescenta que a empresa “está trabalhando com as autoridades competentes visando reestabelecer a alíquota zero dos impostos de importação para o setor aeronáutico”.









