Por Ricardo Antunes — O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu por unanimidade aprofundar investigações sobre o ex-juiz Sergio Moro, informa o Metrópoles. A corte vai unificar dois processos sob a relatoria do ministro Bruno Dantas. Um deles investiga a atuação de Moro na consultoria Alvarez & Marsal. O outro analisa uso do cargo público para prejudicar pessoas físicas e jurídicas.
O subprocurador da corte de contas, Lucas Rocha Furtado, diz que Moro usou cargo público para favorecer sua entrada na empresa de consultoria Alvarez & Marsal. A empresa recebeu R$ 42,5 milhões de diversos alvos da operação Lava Jato, como Odebrecht, Atvos (antiga Odebrecht Agroindustrial), Galvão Engenharia, Estaleiro Enseada (que tem como sócias Odebrecht, OAS e UTC) e OAS.
O argumento do subprocurador é que Moro possuía informações privilegiadas sobre o funcionamento do grupo Odebrecht e teria tomado decisões judiciais orientando as condições de celebração de acordos de leniência da construtora, o que teria ajudado a empresa a entrar em recuperação judicial.
Agora em um único processo, relatado por Dantas, o Tribunal analisa se houve conflito de interesses e danos aos cofres da União.
COBRANÇA
Em entrevista a uma emissora pública ucraniana, Volodymyr Zelensky cobrou que a Otan se decida sobre a adesão da Ucrânia à aliança militar ocidental e disse que não aceitará nenhum “ultimato” vindo da Rússia.

IMPOSSÍVEL
Zelensky declarou ainda que é “simplesmente impossível” aceitar um ultimato da Rússia “depois que nosso povo foi morto”. Mais cedo, as tropas russas haviam exigido a rendição de Mariupol, cidade portuária pesadamente bombardeada.
NIVER
Na tarde desta segunda-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro ganhou uma festa de aniversário no Palácio do Planalto, para celebrar seu aniversário de 67 anos.
REUNIÃO
A celebração reuniu todo o time de ministros do governo. Alguns deles, como Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) discursaram em homenagem ao chefe.

HOMENAGEM
“O senhor suporta tempestades, suporta tudo, os ventos mais fortes. E o cedro do Líbano é isso, ele não verga , ele é forte”, disse a ministra. “Imbrochável”, respondeu Bolsonaro.
XADREZ
Lula realizou mais uma boa costura para o PT: Fez Guilherme Boulos (PSOL) desistir de disputar o governo de São Paulo e apoiar Fernando Haddad (PT).
XADREZ 2
Por outro lado, ele ouviu de Marília Arraes (PT) que ela vai mesmo sair do partido e disputar o governo de Pernambuco.

VOO
Michel Temer embarca amanhã para Dubai, onde participa do Global Business Forum Latin America, um fórum organizado pela Câmara de Coméfcio e Indústria local, que reúne autoridades para tratar de governança e finanças. O evento será nos dias 23 e 24 de março.
MALAS PRONTAS
A jovem Patrícia Henry que foi candidata a vice-prefeita na eleição passada pelo MDB, está de malas prontas para o União Brasil.
AVAL
Ela estava no MDB, mas como o partido não montou chapa, a pré-candidata a deputada Estadual já se filiou ao novo partido. Teve também o aval do candidato a ao governo, Miguel Coelho (DEM). Ela é sobrinha do deputado federal Raul Henry (MDB).
FOTO DO DIA:








