Com informações do G1 – A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira (22) para temporais com rajadas de vento na capital e na região metropolitana de São Paulo. Há registros de quedas de árvores e destelhamentos na Grande São Paulo, além de falta de energia: boletim da Enel das 15h19 apontava que 579.531 imóveis estavam sem luz.
Passageiros no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, registraram o momento em que a água da chuva invadiu a área do terminal próxima ao portão 4.
Parte do teto da Estação Brás, da CPTM, no Centro, importante polo de transporte na cidade de São Paulo, que tem como um centro de integração entre Metrô e trem, desabou. Nas imagens, é possível ver água da chuva caindo no saguão da estação e o chão molhado.
No início da tarde, por volta das 14h, o tempo fechado e a chuva forte fizeram o “dia virar noite”, com o céu cinza escuro.
Uma imagem impressionante registrou o momento em que uma tempestade de aproxima da região da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. No vídeo abaixo, a é possível ver uma nuvem de chuva avançando rapidamente sobre prédios. Em instantes, a visibilidade é totalmente encoberta e o “dia vira noite”.
O alerta, emitido pelo sistema de mensagem automática da Defesa Civil, envia mensagens automáticas para todos os celulares na área de risco, independentemente do cadastro prévio ou do CEP. Todos que receberam o SMS devem se abrigar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/R/H4jt3XS3iCLQ84kmwLzg/arvores-cairam-na-alameda-santos-3.jpeg)
“Alerta severo: temporais com rajadas de vento nas próximas horas na capital e Região Metropolitana. Risco de queda de árvore e destelhamento. Abrigue-se”, diz a mensagem.
A capital amanheceu nesta segunda com muitas nuvens e chuva isolada em algumas regiões da cidade. À tarde e à noite, estão previstas pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas variam entre 17 °C e 27 °C.
Na terça-feira (23), o tempo continua instável, com pancadas de chuva e trovoadas pela manhã e à tarde. Já na quarta-feira (24) a previsão é de muitas nuvens e chance de chuva isolada. As temperaturas variam entre 14 °C e 20°C.
Os termômetros continuarão a cair até sexta-feira (26), com mínima prevista de 10 °C. Ventos fortes causaram a queda de duas árvores na Alameda Santos, bloqueando o tráfego na região da Paulista. Moradores de São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema relataram falta de energia, afetando cerca de 900 mil clientes devido a um desligamento em uma subestação da Isa Energia Brasil. A Enel anunciou que o serviço foi restabelecido até as 11h22.
Além disso, a Prefeitura de São Paulo planeja realizar um novo censo de árvores na cidade, utilizando tecnologia de laser e inteligência artificial para mapear 650 mil árvores, com investimento de quase R$ 19 milhões.








