Com informações da Assessoria de Imprensa – Teresa Leitão (PT) tomou posse, na tarde desta quarta-feira (1º), como nova senadora de Pernambuco. Ela é a primeira mulher eleita para o Senado pelo estado. Teresa substitui o ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Os outros dois senadores pernambucanos são Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB), suplente de Jarbas Vasconcelos (MDB), que está licenciado por razões médicas.
Teresa Leitão tem 70 anos e, desde 2000, é filiada ao PT, único partido de sua carreira política. Exerceu cinco mandatos seguidos de deputada estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), tendo sido eleita pela primeira vez em 2002.
Antes de entrar na política, era professora da rede estadual de ensino, formada em pedagogia em 1975, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atualmente, está aposentada do cargo.
Desde 1984, Teresa Leitão atua em movimentos sindicais. Já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que ajudou a fundar, e diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco.
O primeiro suplente de Teresa Leitão é o ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos). O segundo suplente é Francisco Alexandre (PT).