Do Diário de PE – Ao menos uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas após o desabamento de um conjunto de casas em Olinda, no Grande Recife, na manhã deste domingo (19). Cães farejadores e agentes do Corpo de Bombeiros atuam, neste momento, no resgate de outras possíveis vítimas sob os escombros.
O desabamento aconteceu na Rua Maria Sena Dias, em Ouro Preto, por volta das 7h30, e as causas são investigadas pela Delegacia do Varadouro. Há suspeita de que o acidente tenha ocorrido por causa de uma explosão de gás.
De acordo com informações preliminares, a vítima fatal seria um homem, ainda não identificado oficialmente. Já outro homem, uma mulher e duas crianças, que também não tiveram a identidade divulgadas, foram resgatados com vida.
Segundo o Samu Metropolitano do Recife, a mulher e as crianças foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Olinda. Por sua vez, o homem foi socorrido no Hospital da Restauração (HR), no Derby, no Recife. O estado de saúde não foi informado.
Resgate
Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) afirma que foram enviadas nove viaturas e 33 bombeiros para a ocorrência. Segundo a pasta, cães de busca também “seguem realizando varreduras na área em busca de possíveis outras vítimas”.
O local foi isolado pela Polícia Militar de Pernambuco, que atua no apoio com quatro viaturas. Equipes da Defesa Civil Estadual e da Defesa Civil de Olinda acompanham os trabalhos de busca e salvamento e devem fazer a avaliação estrutural da edificação posteriormente.
“Uma equipe do Instituto de Criminalística também já se encontra no local para a realização da perícia relacionada à vítima fatal”, afirma a SDS. “Após o encerramento das buscas e a liberação do imóvel pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, será dada continuidade às demais perícias na estrutura.”
A Neoenergia, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, também foi acionada.
Sobreviventes
Por sua vez, o Samu informa ter enviado 14 viaturas para o local, incluindo ambulâncias de suporte avançado. Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atua no resgate das vítimas.
Em nota, a Prefeitura de Olinda afirma que direcionou equipes de trânsito, saúde, desenvolvimento social e segurança para atuar em “ações de resgate e suporte necessários ao caso”.
“Cinco vítimas foram conduzidas a hospitais da Região Metropolitana e mais cinco moradores conseguiram sair do local”, diz a Prefeitura.









