De O GLOBO — Moradores do interior e do litoral de São Paulo relataram ter sentido a terra tremer, na manhã desta sexta-feira, em várias cidades. A Defesa Civil do estado confirmou que, por volta das 8h22, um abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira. Segundo o Centro de Sismologia da USP, o tremor foi de magnitude 4 na escala Hitcher, com epicentro no município de Iguape, mas pode ser sentido num raio de até 100km.
Além de Iguape, moradores de várias cidades, como Sorocaba, Miracatu, Itanhaém, Peruíbe e Registro, relataram ter percebido o tremor, que também foi percebido em cidades do litoral, na Baixada Santista.
Segundo a Defesa Civil, abalos de magnitude entre 3,5 e 5,4 podem ser percebidos, mas não costumam gerar danos estruturais. Até o momento, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/2/O/QFuxHjTAONJFiC8qCbug/registro-matriz-1536x1152.jpg)
— Não houve nenhuma chamada de situação mais grave, foi muito rápido. Foi mais o susto mesmo. Até a nossa base aqui tremeu, fez um barulho como se tivesse passando uma carreta. Mas não causou dano nenhum — afirmou ao GLOBO o Cabo Reinaldo, que estava na base da PM do município de Miracatu no momento do abalo.
No entanto, o tremor assustou moradores das regiões afetadas. A artista plástica Isa Ceccon chegou a deixar o prédio onde mora, em Miracatu.
“Terremoto de 4,9 no Vale do Ribeira. Foi esquisito demais acordar com o tremor. Foram dois picos, achei que tivesse explodido alguma coisa e sai do prédio”, contou ela, no Twitter.
Terremoto de Magnitude 4.9 assustou a região do Vale do Ribeira e Baixada Santista hoje pela manhã. O epicentro foi na cidade de Miracatu. pic.twitter.com/M9mOOBqklI
— Danilo Campos (@danilocamps) June 16, 2023
O internauta Yuri Pimentel disse que estava dando aula quando tudo aconteceu.
“Gente, eu estava dando aula e eu senti um tremor na janela e na lousa. Pensei que estava ficando louco, fui no Facebook e vi uma mulher falando que sentiu um terremoto em cajati e descobri que realmente aconteceu um terremoto em Miracatu”, relatou ele.
Rodrigo Anjos afirmou no Twitter que estava em casa, na cidade de Jandira, quando percebeu o abalo. Já internauta Mel contou aos seguidores que estava se arrumando para ir trabalhar quando viu tudo balançar.
“Do nada um terremoto aqui na região. Eu me arrumando pra trabalhar e começa a tremer a casa inteira. Fui falar com o Henrique para ver se eu estava ficando louca, MAS NÃO? Foi muito bizarro, eu em pé em frente à janela sentindo minha casa inteira tremer e ouvindo um barulhão. Fiquei em choque!!!!”, disse ela, segundo quem o marido chegou a achar que era resultado no trovão.
Já a jornalista Renata Ruel pulou da cama quando percebeu o abalo.
“Pulei da cama porque senti a cama tremendo 2 vezes. Nunca tinha vivido, sentido isso. Perguntei para a minha mãe se ela sentiu algo, me disse que não. Isso faz uns 30 minutos. Agora pelo que estou lendo realmente parece teve um tremor em São Paulo”, ressaltou ela, no Twitter.









