Do PODER360— O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) justificou nesta segunda-feira (23) a mudança que fez no comando do Exército no sábado (21.jan) e disse que, com isso, espera que o Brasil “volte à normalidade”.
“Escolhi um comandante do Exército que não deu certo. Tive uma boa conversa com o [novo] comandante e ele pensa exatamente o que eu penso sobre as Forças Armadas. [Elas] não servem a um político, [mas] existem para assegurar a soberania do nosso país, sobretudo para evitar inimigos externos e desastres”, disse.
Presidente Lula,
No sábado (21), Lula demitiu o então comandante do Exército, o general Júlio César Arruda, 62 anos. Ele foi substituído pelo general e comandante militar do Sudeste, Tomás Miguel Ribeiro Paiva, 62 anos.
Na manhã desta 2ª feira, Lula visitou o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires. O encontro durou cerca de 1h40 e foi realizado na Casa Rosada, sede do Executivo local. Ambos discutiram interesses comuns entre os 2 países e assinaram memorandos e acordos binacionais.
Durante a visita, o presidente criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por, segundo ele, não ter respeitado a Constituição e as Forças Armadas. Lula disse ainda que as carreiras de Estado não devem se meter na política e que precisam aprender a “conviver democraticamente com qualquer pessoa”.
O atual chefe do Executivo falou do “fenômeno” que é o apoio das Polícias Militares, das Forças Armadas e da Polícia Rodoviária Federal a Bolsonaro. Disse que o apoio dessas classes ao ex-presidente é “reconhecido” por qualquer cidadão que “faça política” no Brasil.
Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
Do Estadão - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta afastar uma regra do arcabouço fiscal para aumentar os gastos com pessoal e benefícios tributários em 2026, ano...
Da CNN - A defesa do tenente-coronel Mauro Cid – ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – pediu a revogação da prisão preventiva decretada na semana...
Do G1 - A Justiça Militar condenou um segundo-sargento do Exército por estuprar uma colega de farda após arrombar o alojamento feminino do Centro de Preparação de Oficiais...
Do Poder 360 - O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), teria vasculhado as redes sociais de presos do 8 de Janeiro e...