Por André Beltrão – A troça carnavalesca Urso Vermelho, que reúne artistas e profissionais liberais pernambucanos de esquerda, desfilou com sucesso no sábado (21) e voltará a se concentrar na Quarta-Feira de Cinzas, ao meio-dia, no Pátio de Santa Cruz.
O roteiro da Quarta-Feira de Cinzas prevê o cortejo às 13h do Pátio de Santa Cruz para o restaurante na Rua José Alencar 234, esquina com Avenida Manoel Borba, onde haverá o 24º Encontro de ex- presos políticos, banidos, exilados, militantes e pessoas que enfrentaram a ditadura de 1964.
No desfile do sábado, a troça partiu da estátua de Tarcísio Pereira, criador da Livraria Livro Sete, na Rua Sete de Setembro, e seguiu até a estátua do estudante Demócrito de Souza Filho, na Faculdade de Direito, assassinado na ditadura Vargas.

Além do livreiro Tarcísio Pereira, a troça homenageou este ano o maestro Nunes, que na manhã do dia primeiro de abril de 1964, com o palácio do governo cercado por tropas do Exército, prestou solidariedade ao governador Miguel Arraes tocando frevo em uma bandinha.
O desfile do sábado portou cartazes, entre outros, de Miguel Arraes, Gregório Bezerra, Dom Helder Câmara, Marielle Franco e do menino Miguel Santana da Silva, que morreu em junho de 2020 ao cair do 9º andar de um dos edifícios das Torres Gêmeas, no Cais de Santa Rita, na área central, o Pier Maurício de Nassau.












