Do UOL – O bilionário Elon Musk foi nomeado pelo presidente eleito Donald Trump para liderar o Departamento de Eficiência Governamental. A decisão, anunciada pela terça-feira, coloca o dono da plataforma X no governo, num gesto que está causando polêmicas diante de seus contratos com o próprio estado americano.
“Tenho o prazer de anunciar que o grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o patriota americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental”, disse Trump.
“Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão o caminho para que minha administração desmantele a burocracia governamental, reduza o excesso de regulamentações, corte os gastos desnecessários e reestruture as agências federais”, afirmou o presidente eleito.
Trump destacou que ele será “essencial” para o movimento “Salvar a América”. “Isso provocará ondas de choque em todo o sistema e em qualquer pessoa envolvida no desperdício do governo, que é muita gente!”, afirmou Musk.
Num comunicado, Trump indicou que a iniciativa se tornará, potencialmente, “O Projeto Manhattan de nosso tempo”.

O futuro departamento “fornecerá consultoria e orientação de fora do governo e fará parceria com a Casa Branca e o Escritório de Administração e Orçamento para promover uma reforma estrutural em larga escala e criar uma abordagem empreendedora para o governo nunca vista antes”.
“Espero que Elon e Vivek façam mudanças na burocracia federal, visando à eficiência e, ao mesmo tempo, tornando a vida melhor para todos os americanos”, disse Trump.
Segundo ele, seu governo irá “eliminar os enormes desperdícios e fraudes que existem em nossos gastos anuais de US$ 6,5 trilhões com o governo”.
“Eles trabalharão juntos para liberar nossa economia e tornar o governo dos EUA responsável perante “nós, o povo”. Seu trabalho será concluído no máximo em 4 de julho de 2026 – um governo menor, com mais eficiência e menos burocracia, será o presente perfeito para os Estados Unidos no 250º aniversário da Declaração de Independência”, explicou.