Do O Globo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou Donald Trump, alegando que o líder dos EUA tenta “governar o mundo pelo Twitter”. Durante evento no Rio Grande (RS), Lula destacou a repercussão global das declarações de Trump nas redes sociais e questionou a possibilidade de se governar sem interação humana direta. Essa crítica marca uma mudança no diálogo diplomático entre Brasil e EUA, já que Lula não havia mencionado Trump diretamente, nem mesmo em episódios como a crise venezuelana.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar o norte-americano quer “governar o mundo pelo Twitter”. Em Rio Grande (RS), Lula voltou a fazer críticas ao chefe da Casa Branca ao afirmar que “todo o dia o mundo fala” do que o Trump escreve nas redes sociais.
— Vocês já perceberam uma coisa, que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. Vocês acham que é possível? É possível tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês, se eu achar que vocês são objetos, e não um ser humano — afirmou em durante cerimônia de entregas de unidades habitacionais em Rio Grande (RS).

Essa é primeira crítica que Lula faz citando Trump desde o presidente brasileiro e o líder americano passaram a ter diálogo diplomático formal, a partir de outubro do ano passado. Nem mesmo durante a invasão da Venezuela para captura do Nicolas Maduro, Lula fez críticas citando o presidente americano.
No episódio, o governo braseiro optou por direcionar críticas ao governo americano. Lula disse que a iniciativa americana sobre a Venezuela ultrapassava “uma linha aceitável” e cobrou uma reação da comunidade internacional. Porém, no comunicado de 153 palavras, Lula não citou diretamente nem Trump nem os Estados Unidos.










