Por Ricardo Antunes — O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Telegram formalizaram um acordo de colaboração mútua para enfrentamento da desinformação no qual a plataforma terá, entre outras iniciativas, um canal oficial da corte para divulgar informações oficiais sobre as eleições e combater as notícias falsas. O tribunal é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo que envolve cooperação e ações concretas contra fake news.
A parceria prevê um suporte da equipe técnica do Telegram para o desenvolvimento de um robô para tirar dúvidas dos usuários sobre as eleições e também o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na plataforma para marcação de conteúdos desinformativos. A plataforma se comprometeu a apoiar o TSE na divulgação do canal para todos os usuários do Telegram no país, a disponibilizar um canal extrajudicial para que o TSE realize denúncias na plataforma e também a fornecer informações e relatórios sobre o desenvolvimento das eleições.
No final de março, o Telegram havia assinado o termo de adesão ao programa de combate à desinformação promovido pelo TSE, época em que era o único entre os principais aplicativos de mensagens e redes sociais que não havia fechado ainda uma colaboração com o tribunal com vistas à campanha eleitoral deste ano.
O Telegram é um dos principais aplicativos de mensagens usado pelo presidente Jair Bolsonaro e por aliados dele. Enquanto o TSE é um dos principais alvos de ataques do atual presidente.
ESPIÕES
A pressão de Jair Bolsonaro (PL) sobre a Petrobras para a troca de 3 diretores é atribuída na cúpula da estatal a um grupo de “espiões”, formado por ex-militares que o presidente colocou em postos-chave na petroleira, diz O Globo.

APELIDO
Os assessores da presidência da Petrobras Carlos Victor Nagem e Angelo Denicoli e o gerente-executivo de segurança Ricardo da Silva Marques são chamados na empresa de “dedos-duros de Bolsonaro”, segundo o jornal. Eles foram indicados pelo próprio presidente da República para os cargos e recebem salários de cerca de R$ 55 mil mensais.
ATAQUES
No entanto, Datena (PSC) enfrenta resistências na coalizão bolsonarista. Lideranças do Republicanos, a legenda que abriga Tarcísio, ainda torcem o nariz para a candidatura do apresentador, que já vinha sendo atacado por seguidores do presidente também nas redes sociais.

LULARCIA
Depois do BolsoDoria, São Paulo se prepara para outra excêntrica aliança: o Lularcia. O grupo, pretende votar em Lula (PT) para presidente e Rodrigo Garcia (PSDB), para governador. O Solidariedade já declarou apoio, para desespero do tucano João Doria.
MÁS NOTÍCIAS
Após reunião do PSDB, Aécio diz que candidatura de Doria ao Planalto é inviável. Segundo o deputado, a ideia é convidar Doria a conversar já nesta quarta-feira, 18. A esperança é que ele desista da candidatura.
BOA NOTÍCIA
O Superior Tribunal de Justiça trancou, a queixa-crime de Augusto Aras contra o jornalista André Barrocal, da Carta Capital, devido a uma reportagem publicada em julho de 2020 em que o PGR é chamado de “cão de guarda” de Jair Bolsonaro.

APELOU
Em razão da reportagem, o procurador-geral ingressou, na Justiça do Distrito Federal, com uma queixa-crime pedindo a condenação do jornalista pelos crimes de calúnia, difamação e injúria. Em julho daquele ano, o pedido foi negado, o que levou Aras a entrar com um recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
E PERDEU
“O arquivamento do STJ significa a reafirmação do tribunal com a democracia e com a liberdade de imprensa”, afirmaram em nota os advogados de Barrocal, Pedro Machado de Almeida Castro e Bruno Henrique de Moura.
DJAVAN
O cantor Djavan apresenta, neste sábado (21), o show Vesúvio no Classic Hall. O projeto marca o vigésimo álbum de sua carreira.
REPERTÓRIO
Além das mais recentes canções, como os singles ‘Solitude’, ‘Vesúvio’ e ‘Orquídea’, o repertório do espetáculo inclui grandes sucessos como ‘Eu Te Devoro’, ‘Se’, ‘Flor de Lis’ e ‘Samurai’.
FOTO DO DIA:








