Do JC – As chuvas que caem na capital e no Grande Recife desde o fim da tarde de terça-feira (4/2) provocaram a interdição do Túnel Josué de Castro, no Pina, mais conhecido como o túnel da Via Mangue, na Zona Sul do Recife.
A informação foi dada pela Prefeitura do Recife, sem mais detalhes sobre orientação aos motoristas. O fechamento do túnel provoca um impacto gigante na circulação dos veículos, já que é, desde a construção da Via Mangue, dez anos atrás, a principal saída da área Sul do Recife e também de Jaboatão dos Guararapes.
Motoristas que ainda insistiram em sair de casa mesmo com a previsão de muitas chuvas e alertas feitos pela prefeitura devem evitar o túnel. Por enquanto, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) não informou qual a rota alternativa que está disponibilizando para os motoristas que estão saindo da área Sul pela Via Mangue.
A decisão da Prefeitura do Recife de interditar o Túnel Josué de Castro é preventiva para evitar mortes, como já aconteceu em outros anos na capital. Em junho de 2019, uma mulher morreu afogada depois de o condutor do carro em que estava insistir em passar pelo Túnel da Via Mangue. Josué de Castro, no Pina, na Zona Sul do Recife. O local estava alagado, mas as pessoas não faziam ideia do nível da água.
Na época, o Corpo de Bombeiros informou que a vítima, identificada como Mirelle Paula da Silva, de 34 anos, era passageira do veículo. Outras duas mulheres estavam no carro e conseguiram se salvar.