Por Marcos Lima — O deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) irá assumir a secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. Em pleno cumprimento do terceiro ano de seu mandato, ele é o primeiro deputado estadual em atividade a assumir uma pasta no governo de Raquel Lyra.
Kaio Maniçoba assumirá a pasta, em cerimônia de posse a ser realizada nesta próxima segunda-feira (24), às 17h, no Palácio do Campo das Princesas, que atualmente é comandada por Paulo Néry, também uma indicação do PP de Pernambuco.
Mesmo estando aproveitando este domingo com a família, após uma semana de várias rodadas de reuniões, e ciente de que vai estar muito atarefado, doravante, o novo secretário a ser empossado nos recebeu para uma entrevista exclusiva para o Blog do Ricardo Antunes e manteve a simpatia e a cordialidade durante todo o desenrolar de nossa conversa.
“Estou muito honrado e feliz em servir a Pernambuco – o que já vinha fazendo como deputado estadual -, em um projeto em que acredito e que tenho certeza que vai dar certo”, destacou.
Leia a entrevista:
Como o senhor pretende exercer esta nova função aumentando os benefícios para o Estado, num segmento de tanta importância como o turismo?
Nós pretendemos desenvolver uma série de ações importantes para alavancar o turismo e fazer com que o turismo chegue a Pernambuco como um todo, beneficiando todas as regiões”, afirmou.
Hoje, em qualquer lugar que cheguemos, quando citamos o nome de Pernambuco, o pessoal só pensa na Praia se Porto de Galinhas, no Galo da Madrugada, no São João de Caruaru. Qual será a fórmula mágica para mudar isso e mostrar que Pernambuco tem muito mais a oferecer?
Tudo é uma questão de conhecer Pernambuco. Você antes estava falando dessa maravilha que temos em Pernambuco, que é a Oficina de Arte, em Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Neste sábado (22), por exemplo, a governadora em exercício Priscila Krause e seu marido, Jorge Branco, foram recepcionados na Usina, em que ela destacou a importância da Usina de Arte e o trabalho que vem sendo realizado lá: um passeio repleto de arte, cultura, inovação, economia criativa e turismo. E que vai ter a instalação de arte Jardim Frágil, criada pelo artista cubano Carlos Garaicoa, com o maior orquidário aberto à visitação em Pernambuco. Tenho absoluta certeza que pouca gente conhece esta Oficina de Arte, inclusive a maioria dos pernambucanos.
Na sua cidade natal, por exemplo, secretário, entre outros pontos turísticos, tem o Riacho do Navio, cantado e decantado por Luiz Gonzaga, que também muita gente de Pernambuco não conhece. Mas, mudemos de assunto: muita gente tem reclamado que a governadora demorou muito para tomar atitudes políticas. O que o senhor acha disso?
O que eu acho é que a governadora Raquel Lyra vem desenvolvendo uma grande gestão e que sabe o momento certo de fazer as coisas certas. Na hora de abastecer os cofres do Estado ela empreendeu diversas viagens a Brasilia, e trouxe muitos dividendos para Pernambuco; na hora de realizar obras ela fez – e vem fazendo – várias, sobretudo obras viárias, melhorando as estradas do nosso Estado, em todas as regiões. Enfim, ela agora está aumentando sua base, seu grupo, porque só agora achou que era a hora certa. E começou com o PP, que foi o primeiro partido parceiro a apoiar a sua candidatura e nosso presidente Eduardo da Fonte e seu filho, o deputado Lula da Fonte, também chegaram juntos e estão apoiando e ajudando a governadora.
Agora é a hora que a nossa governadora quer divulgar mais Pernambuco, para atrair mais turistas e impulsionar a cadeia de trabalho e renda. Então, nosso trabalho será voltado para mostrar Pernambuco para o mundo e poder fazer o melhor. E podem crer que eu vou dar o melhor de mim.